Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio do Forte (Vila do Conde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

16

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

2

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano, através da recolha de desperdícios para a compostagem e utilização de alguns produtos em feiras e festas de final de ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Utilização dos produtos colhidos na alimentação dos estudantes. Recolha de desperdícios da comunidade para a compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em grupo com tarefas distribuidas, neste momento temos um grupo a preparar sementeiras para depois puderem ser transplatadas para a horta, outro grupo é responsável por colocar o material da compostagem na horta e por fim outro grupo fica responsavel pela rega e manutenção. Sendo estes grupos rotativos ao longo do ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado, foram removidas as ervas daninhas e colocamos a nossa compostagem a servir de fertilizante. Todas as semanas é feita a manutenção e removidas as plantas não desejadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais que vêm da nossa cozinha, restos de frutas, produtos hortícolas, entre outros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, favas, ervilhas, tomates e alfaces, morangueiros

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino é para autoconsumo, ou seja, consumo dos nossos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: