Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Jardim de Infância de Serpins (Lousã)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- colaborando na preparação do terreno, lavrando a terra com trator, envolvendo o composto que produzimos no Jardim de Infância, para onde canalizamos todas as folhas secas que recolhemos, no outono, das árvores do nosso Jardim, assim como todos os resíduos verdes do refeitório, casacas de ovo e casacas de frutas;
- contribuindo com sementes e plantas;
- participando nas "Feiras do Jardim" adquirindo os hortícolas produzidos, sendo esse dinheiro canalizado para o enriquecimento do material lúdico/didático do Jardim;
- contribuindo com materiais necessários ao desenvolvimento da atividade na horta, sempre que solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Promove o conhecimento dos variados legumes;
- Promove o conhecimento da constituição das plantas;
- Promove o acompanhamento e desenvolvimento das plantas;
- Promove o incentivo do desenvolvimento de uma agricultura sustentável e biológica;
- Promove o consumo de futas e legumes, ou seja, de uma alimentação saudável.
Na comunidade:
- Promove a colaboração de toda a comunidade educativa, nas diferentes fases de implementação e desenvolvimento da horta.
- Sensibilização para a agricultura biológica e valorização dos produtos locais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Após esta preparação do terreno e com o apoio de todo o pessoal envolvido e das crianças, fomos introduzindo as sementeiras e as plantações.
Construímos um compostor novo com paletes de madeira, que colocámos num dos cantos da horta de modo a produzir maior quantidade de composto e a agilizar a sua utilização.
Produzindo composto com resíduos verdes do refeitório e com folhas secas das árvores do Jardim.
Utilizando a cinza produzida pelos fogões de lenha, existentes no jardim de Infância, utilizados para aquecimento no inverno.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns legumes foram oferecidos pelas crianças aos idosos do Centro Paroquial de Serpins.
Outros entraram na confeção de sopas e saladas que as crianças degustaram no Jardim.
Com as abóboras confecionámos doce contribuindo para a barraquinha da Associação de Pais do Jardim, na Feira da Castanha e do Mel na Lousã, sede de concelho.
No dia da Família / Dia Eco Escolas celebrado no Jardim de Infância, foi confecionada sopa, utilizando legumes da horta e que foi servida às famílias e crianças que participaram no evento.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos um depósito para recolha da água da chuva, privilegiamos a sua utilização na rega.
Como este ano se verificou pouca chuva tivemos que recorrer à utilização de um ponto de água existente junto à horta.
A rega é feita sempre no início da manhã de forma a rentabilizar melhor a absorção de água pelo terreno e pelas plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Constituição das plantas;
- Diferença entre semear e plantar;
- Compostagem;
- Rega. Quando regar: melhor altura do dia para regar; como regar.
- Manutenção da horta: recolha de ervas daninhas; novas plantações, ….
- Alimentação saudável e sustentável.
- Acompanhamento diário do desenvolvimento das diferentes plantas da horta, desde a germinação ao produto final.
- Utilização das sementes obtidas na horta para futuras sementeiras.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente assim como o pessoal da cozinha, que prepara as refeições das crianças.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
- Venda de produtos às famílias, sempre que houver legumes disponíveis para o fazer, envolvendo as crianças, pessoal docente e não docente, incluindo monitoras das AAAF.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O forte envolvimento das famílias e da comunidade local.
A enorme disponibilidade e colaboração da Junta de Freguesia de Serpins, na cedência do terreno, na sua preparação e manutenção, assim como na cedência de alguns materiais utilizados na manutenção.
15.1. Link para a página da horta: