Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Cidadania e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início da construção da horta foi solicitado às famílias a sua participação com a doação de sementes ou plantas para a horta. Alguns familiares, especialmente pais, disponibilizaram-se para ajudar na sementeira, plantação e rega.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprenderam a comer melhor e de uma forma mais saudável. Também entenderam e ganharam gosto pela agricultura e pela importância dos recursos naturais, tais como a água. Alguns dos produtos da horta foram confecionados no refeitório escolar ou foram para a casados alunos.
Os alunos ficaram a conhecer melhor as fases de crescimento das plantas e os cuidados a ter com elas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os horários de rega e manutenção do espaço da horta (limpeza) são feitos segundo uma escala semanal que envolve todas as turmas. Todo o trabalho é orientado pelos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza dos terrenos é feita manualmente ou com a ajuda de pequenos utensílios agrícolas. os solos foram limpos e revoltos para arejamento. A fertilização é feita com material orgânico proveniente do compostor existente na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola dispõe de compostores junto à horta. Todos os restos orgânicos (cascas de fruta e legumes) são colocados no seu interior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, ervas aromáticas, alface, repolho, pimentos, abóbora, melão e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo no refeitório ou para os alunos levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega realiza-se em dois horários: um durante a manhã e outro de tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se realiza a aplicação de nenhum produto químico na horta. Apenas se limpam os insetos manualmente das folhas e frutos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta aconteceram várias vezes durante o ano e visaram dar a conhecer a agricultura biológica. Envolveram-se as 4 turmas da escola. Foram atividades positivas pois os alunos aprenderam de uma forma prática e mais motivadora.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: