Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Jardim de Infância da Lousã (Lousã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

48 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Não se aplica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas e colaboram que lhes é solicitado.
Como exemplos do seu envolvimento referimos:
A doação de produtos hortículas para semear e plantar na horta e compra dos produtos finais recolhidos da horta pedagógica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A limpeza do terreno e preparação deste foi feita por parte da Junta de Freguesia local.
Envolvimento das famílias na doação e compra dos produtos hortículas.
Envolvimento dos alunos na plantação, sementeira, rega, manutenção do espaço horta, recolha e venda dos produtos finais.
Elaboração de registos gráficos individuais das etapas acima referidas.
Partilha de fotos com as famílias na Plataforma Classroom.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é da responsabilidade de todas as turmas,5, do J.I.
A organização da horta e sua manutenção é planeada e avaliada nas reuniões de estabelecimento e nos Conselhos Eco Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno e preparação deste foi feita por parte da Junta de Freguesia local.
O terreno encontra - se dividido em lotes de acordo com as especies dos produtos hortículas nomeadamente alfaces,ervilhas,favas,cebolo,ervas aromáticas e morangueiros.
No que diz à fertilização são usados alguns produtos do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada no compostor que se encontra junto à horta.
Neste são colocadas cascas e restos de frutas, folhas secas e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas de Alfaces,ervilhas,favas,ervas aromáticas,cebolo e morangueiros .
Àrvores de fruto nomeadamete castanheiro, tangerineira, ameixoeira, pessegueiro, loureiro e medronheiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Produziu - se 5 Kg de alface, 10 Kg de castanhas, 35 Kg de tangerinas e 300 grs. de loureiro.
Os restantes produtos hortícolas ainda nestão em fase de crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram consomidos pelas crianças, nomeadamente algumas tangerinas, outros irão ser utilizados na confeção de sopa na Festa da Sopa e outros ainda vendidos à comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é encaminhada para o depósito/ reservatório que se encontra ao lado da horta.
Através da Torneira instalada no referido deposito as crianças enchem os regadores para procederm à rega sempre que necessário, preferencialmente de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A sua monotorização/ vigilância de pragas e doenças é feita pelas Assistentes Operacionais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Festa da Sopa é realizada uma vez por ano, geralmente em maio, com a colaboração da Associação de Pais e E. de Educação e comunidade escolar.
Nesse dia, no J.I. são confecionadas sopas com alguns produtos da horta.
São convidadas todas as famílias, comunidade educativa e comunidade envolvente para a degustação das referidas sopas.
A festa deste ano ainda irá realizar - se pelo que ainda não são anexadas fotos desta atividade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Semanalmente todas as turmas realizam momentos de visitas à horta.
Nesses momentos as crianças observam o crescimento dos produtos e elaboram registos gráficos do que visualizaram.
Estas visitas permitem aboradar e trabalhar com as crianças diversas competências inseridas nas diversas àreas e dominios previstos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar como Matemática, lLnguagem , Conhecimento do Mundo e Aboradagem às Ciências entre outras.
Também permite sensibilizar as crianças para práticas que visam a sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Venda de produtos recolhidos na horta
As crianças participam na venda dos produtos hortículas às famílias e comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: