Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca de 2/3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Integração, português, física e química, componente tecnologica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Apoio na angariação de sementes e pezinhos de plantas para os alunos plantarem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização dos alunos para a doação dos vegetais recolhidos, para serem entregues a famílias carenciadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estão envolvidas duas turmas e em cada turma o delegado ambiental organiza grupos de trabalho e faz uma escala semanal para a realização da manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, mais concretamente em outubro, é realizada a limpeza do solo, depois a fertilização e rega e após alguns dias inicia-se nova plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor na horta, pelos alunos. A compostagem é realizada com cascas de batata, restos de legumes e hortaliças, cascas e restos de frutas e folhas e ervas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebolinho, pimentos, couve, ervas aromáticas, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Normalmente recolhem-se entre 6 a 8 kilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são doados a famílias carenciadas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida através de recipientes/bidões preparados para este efeito e é feita a monitorização pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que os alunos vão à horta, fazem a verificação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta, para contextualização, aos novos alunos, da criação da horta na EPB.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Segunda aula na hortas convencionais, verticais ou inclusivas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula na Horta sobre Plantas Aromáticas e Medicinais

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos e professores envolvidos no projeto da horta, também concorreram para a escola mais verde.

15.1. Link para a página da horta:

www.epb.pt