Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Regedoura (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2 - mas só foram utilizados cerca de 10 m2 (devido à pouca profundidade do solo disponível)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm a possibilidade de verem o desenvolvimento das plantas, reconhecerem a importância da compostagem e fazerem a manutenção do Jardim das Aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A coordenadora e os alunos conselheiros mais velhos têm maior responsabilidade pela execução das tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita, com alguma regularidade, por um funcionário da J. de Freguesia e as atividades de preparação e manutenção foram realizadas por grupos (prof. e alunos).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas dos lanches e restos vegetais recolhidos no recreio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

OBS: devido à reduzida camada de solo ( não pode ultrapassar o nível do piso do campo de jogos), e à utilização da Horta Móvel(onde foram cultivadas espécies aromáticas), a cultura em consociação foi : Tomate com o Pimento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao final do mês de junho, foram recolhidos alguns pimentos (1,5Kg) e cerca de 1Kg de tomates. As curgetes só foram colhidas 2.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram oferecidos às funcionárias ( a empresa que gere a cantina não permite o uso dos produtos produzidos).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que se verifica que o solo está seco.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A mais significativa foi a «Feirinha da Terra» promovida pela Associação de Pais que permitiu a abertura da escola à comunidade, realizada no outono.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A ida dos alunos à horta proporcionaram momentos de aprendizagem, realizando várias tarefas e aprendizagens, envolvendo professores/técnicos do Ecolinha e alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta proporciona momentos de contacto com a natureza e de desenvolvimento de competências associadas ao programa curricular.

15.1. Link para a página da horta: