Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2015/2016 – 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

170 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Filosofia, Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Cozinha Pedagógica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Só em eventos especiais, anualmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atribuição de valor ético à Terra como uma entidade a respeitar. Proceder à preparação do solo com adubação verde, com rama de favas e pousio durante o mês de agosto, à exceção do anel interno da mandala com as aromáticas- Erva príncipe, tomilho, orégãos, sálvia, cidreira, arruda, estévia, hortelã, coentros, salsa, manjericão, segurelha, erva caril, alfazema e doce-lima. A meados de setembro plantação por consorciação de couve portuguesa, galega, brócolos couves-flor, espinafres, alhos porros, rabanetes acelgas, acelgas, cebolo e alfaces, abobrinhas. A segunda plantação novembro de favas e mais tarde de ervilhas tortas. Conhecer as plantas as aromáticas e hortícolas, suas aplicações na saúde e na alimentação em parceria com a cozinha e restaurante pedagógicos promover almoços de apelo ao menor consumo de carne privilegiando a dieta mediterrânica. Preservação da Charca. Contributo para o concurso Eco-Cozinheiros do Ecoescolas , prova regional e prova final.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente com os participantes mais regulares. Os alunos são responsáveis pela sementeira, plantio e manutenção dos canteiros que lhes foram distribuídos, cultivo em consórcio de plantas companheiras. Coadjuvados pelos professores responsáveis. Todos participam ativamente quer na preparação do solo, adubação orgânica, sementeira, plantação e rega .

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com a compostagem ou com húmus do jardim. Procedendo, como já dissemos à preparação do solo com adubação verde, com rama de favas e pousio durante o verão, à exceção do anel interno da mandala com as aromáticas. Após o pousio são retiradas as ervas com enxadas e sacholas, estas são levadas em carrinho de mão para a compostagem e os canteiros são fertilizados com o composto produzido durante o ano.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com dois tipos de resíduos utilizados :
- os verdes, restos florestais do Jardim e resíduos orgânicos da horta e da cozinha como vegetais, fruta. ricos em azoto
- os castanhos, ricos em carbono folhas secas e ramos do jardim em camada.
- os resíduos são triturados para acelerar os resultados da compostagem
- Controle de temperatura, humidade, oxigenação e inserção de ativadores cinza de madeira e estrume na pilha de composto.
2/ 3 Resíduos Castanhos - Folhas secas, palha, aparas de madeira, ramos das podas, cascas e folhas secas das árvores do Jardim.
1/3 Resíduos Verdes - restos da cozinha pedagógica (legumes, pão, frutos, folhas de chá, borras de café, restos de flores, cascas de ovos) e contributo de professores alunos ede plantas da horta, plantas infestantes e folhas verdes do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Acelga, alface, cebolo, orégãos. Couves, abobrinhas, alface, brócolos, espinafres, couve-flor, manjericão. Favas e acelgas e coentros. Ervilhas, capuchinhas e alhos porros. O método de consociação é misto .

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100 kg.
Favas 25 Kg, Couves , repolhos, couve flor e broculos - 20kg ; Abobrinhas - 10 kilos Ervilhas 5Kg ; 5 kg de alfaces; Alhos franceses - 2 kg; Acelgas - 2 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha pedagógica e os excedentes vendidos, para aquisição de utensilios e ferramentas para o trabalho na horta e comida para a craição de galinhas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um tanque e um reservatório e uma charca com os seguintes volumes e estamos a construir uma nova charca.
Tanque- 6,33 m3; reservatório- 0,85 m3, a charca com 1,20 m3, e a nova charca em execução 4,8 m3

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente quando fazemos o trabalho de manutenção da horta. Mas temos aromáticas que nos ajudam a manter as culturas saudáveis. Também utilizamos cinza e casca de ovos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas da couve combatidos com cinzas e cascas de ovos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

(Gallus gallus) aves domésticas pertencentes à Ordem Galliforme, Família Phasianidae.
Durante este ano letivo cuidamos de 5 galinhas e 1 galo que proporcionaram uma grande dinâmica na comunidade escolar e nas visitas de fim de semana dos habitantes com crianças de Santo António dos Cavaleiros. O galo e três das cinco galinhas nasceram na escola por reprodução natural. As galinhas poedeiras, produziam 4 ovos por dia que por vezes eram cedidos à cozinha pedagógica e outras eram vendidos aos professores ou oferecidos em troca de compostagem orgânica. Este ano demos continuidade à criação de pintos e uma das galinhas doadas, foi posta no choco e já chocou já 3 pintos. Uma das galinhas que nasceu o ano passado na horta, sem a interferência de nenhum ser humano, chocou posteriormente 4 pintos. Atualmente temos sete pintos nascidos na horta da escola.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta semanalmente ou mensalmente, quando o tempo o permite, em que realizamos a manutenção da Horta, a preparação do solo, a sementeira, a plantação em consórcio e compostagem. Participantes regulares 3 e ocasionais 12, sempre acompanhados de professores responsáveis pelo projeto da Horta Mandala. A aula inicia-se por uma sensibilização teórica inicial seguida de uma atividade prática, sobre os temas referidos. Turmas do 10º 11º e profissionais 2º e 3º ano. Contributo da horta para o concurso Eco-cozinheiros de 28 de março e 19 de abril.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Recuperação do tanque de água de nascente que alimenta o reservatório de rega da Horta Mandala, no âmbito do Global Action Days, participação certificada. 21 alunos da turma 10ºA da área de estudos Cientifico Tecnológicos e Economia . Foi necessária apenas uma intervenção, pois ao alunos sensibilizados por terem recebido o certificado do GlobalAction Days , têm conseguido preservar o ecossistema por eles recuperado.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de animais com a colaboração das Assistentes Operacionais. As galinhas deram grande dinâmica à horta, pois eram muito procuradas pela comunidade, quer ao fim do dia quer aos fins de semana. As famílias das redondezas traziam as crianças para visitarem as galinhas e o galo e alimentavam-nas com restos de vegetais. Este ano temos 5 galinhas e um galo. As galinhas poedeiras dão-nos 4 ovos por dia que como já dissemos partilhamos com a cozinha pedagógica, vendemos ou oferecemos aos voluntários da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No jardim envolvente da horta realizámos catalogação das 54 espécies arbóreas, em QRcodes com link para o nosso site, que nos permitem orientar visitas de estudo dedicadas ao conhecimento de aspetos de botânica. https://www.hortamandalaesjcp.com/jardim-alexandra-alpha-inventario

Continuamos a intervenção de erradicação das invasoras, 10 e 11º ano ciências e tecnologias e humanidades. https://www.hortamandalaesjcp.com/1%C2%BA-tr-erradica%C3%A7%C3%A3o-da-cortadeira-sel

Na semana do agrupamento dedicamos 3 dias ao Eco-escolas dia 26 de abril com a ação de sensibilização “ a nossa casa é um planeta” em que participaram 2 turmas do 8º , 2 do 9º 2º do 10º e duas do 11ºano e 1 do 3º ano Profissional de cozinha e restauração. Nos dias e 27 e 28 Peddy - Papper intitulado Biodiversidade do Jardim com 167 alunos de vários níveis de ensino. https://www.hortamandalaesjcp.com/peddy-papper-biodiversidade

e Eco-trilho https://www.hortamandalaesjcp.com/eco-trilho-esjcp
dedicado à sensibilização para a Biodiversidade, interdependência entre todos os seres e práticas de corpo e mente como a meditação.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.hortamandalaesjcp.com/