Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Macieira da Lixa (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

24

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

87

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trouxeram plantas, ajudaram na plantação, e na limpeza de ervas daninhas. 2 vezes no ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizamos para as práticas sustentáveis na plantação e manutenção da horta.
Cooperação, responsabilidade e empatia.
Recolha de legumes, preparação e confeção dos mesmos na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas e feita pelas brigadas conforme a tabela semanal previamente aprovada e afixada no painel principal da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi realizada com o apoio da Junta de freguesia, o solo cavado pelos alunos e professores.
O plantio foi realizado pelos pais, alunos e professores.
A manutenção e colheita foi feita pelo alunos, auxiliares e professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É realizada no compostor com restos de alimentos, cascas da fruta e ervas da limpeza da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, cebola, curgete, alface, feijão, cenoura, batata doce, repolho, couve galega e tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 15 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns consumidos nas refeições servidas na cantina. Outros os alunos levam para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As brigadas efetuam a rega periódica da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionadas sopas com batata, curgete, cebola, feijão repolho e cenoura.
Foram confecionadas saladas, com alface, cebola, tomate e cenoura.
Foram envolvidos os alunos, professores e auxiliares. Estas atividades realizaram-se por três ocasiões.
Incentivamos os alunos a comerem alimentos saudáveis, valorizamos o contacto real com o solo da escola. Por meio da experiência e participação ativa.
Proporcionamos momentos de aprendizagem e descoberta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Conhecer os animais da horta, conhecer as plantas e legumes da horta. Desenvolvimento dos temas com pesquisa e atividades nas aulas de estudo do meio.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças aprendem a origem dos alimentos e sensibiliza-se para uma alimentação saudável.
Valorizar a educação alimentar.

15.1. Link para a página da horta: