Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

38 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português e matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuirão de acordo com a sua disponibilidade e conhecimento na área, nomeadamente, cultivo, controlo de pragas e manutenção da horta.
A regularidade do seu contributo será de acordo com a periocidade dos cultivos das várias plantações que se pretendem implementar (hortícolas, aromáticas e frutos (morangos/limões)).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Pretende-se gerar impacto da horta nos alunos e na comunidade educativa,
em geral, na consecução dos seguintes objetivos:
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;
- fomentar a construção do conhecimento em contexto real;
- despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta;
- conhecer o processo de germinação, plantação e crescimento das plantas;
- cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os
recursos que ela nos oferece;
- consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis
e biológicos;
- estimular a destreza motora dos alunos;
- desenvolver a perceção visual, táctil e olfativa, usando a textura do solo, dos
cheiros e da humidade;
- degustar um alimento produzido na horta e colhido pelos próprios alunos;
- promover atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem
para toda a comunidade escolar, implementando, uma nova estratégia de ensino
que passa por criar uma sala de aulas ao ar livre.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta será calendarizada semanalmente, sendo monitorizada pelos professores, assistentes operacionais e famílias envolvidas que repartirão as tarefas pelos alunos intervenientes que se responsabilizarão por determinadas atividades como a rega, cultivo, controlo de pragas e doenças, retirada de ervas daninhas, entre outras atividades de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo será iniciada com uma limpeza prévia, como a remoção de pedras e retirada de ervas, seguindo-se a mobilização manual da terra, recorrendo a ferramentas como a enxada, com o intuito de descompactar o mesmo. Desta forma, promover-se-á a permeabilidade e arejamento, de modo a facilitar o desenvolvimento radicular das jovens plantas a serem cultivadas no terreno. Para além disso, o revolvimento do solo contribuirá para uma nova distribuição das camadas superficiais
e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Se necessário, voltar-se-á a remover pedras que surjam à superfície e regular-se-á o solo, alisando o mesmo.
Por fim, colocar-se-á no solo a matéria orgânica obtida no processo de compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, vão sendo ajustadas as necessidades de fertilização das culturas cultivadas, pelo que será solicitada a colaboração da comunidade educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos, como estrume de animais, inclusivamente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através das parcerias dinamizadas com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Lipor- serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sendo nossos Eco-conselheiros, será disponibilizado um compostor na Escola para o efeito. No mencionado compostor serão colocados produtos advindos da cantina, como cascas de alimentos, entre outros, que se reaproveitarão no processo de compostagem e servirão para posterior adubagem da horta.
A compostagem na nossa horta será implementada ao longo de todo o ano letivo, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que serão
produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.
Previamente, será agendada uma formação no âmbito da compostagem, prestada pela Lipor aos professores, assistentes operacionais e famílias envolvidas. Assim como, a frequência de outras formações de interesse para o desenvolvimento e manutenção da horta.
Ainda, consultaremos o link:
https://www.valorlis.pt/media/2015/03/Guia_compostagem2009Valorlis-VersB.pdf

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve repolho;
Couve coração;
Bolbo de cebolas;
Cenouras;
Tomate;
Girassóis;
Ervilhas;
Morangos;
Limoeiro;
Oliveira;
Espinafres;
Beterraba;
Abóbora;
Courgette;
Aromáticas (salsa, coentros, tomilho, orégãos, alecrim...)
Para melhor consociar estas culturas recorreremos à consulta do link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/consociacoes.pdf

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola (confeção de sopas e saladas) e venda de produtos excedentários à comunidade educativa e local.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega será efetuada pelos alunos, orientados pelos professores. Acautelar-se-á a situação de os alunos não o poderem fazer, pelo facto de estarem em interrupção letiva e neste caso, uma das assistentes operacionais envolvida no projeto realizará a tarefa.
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor. Preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva será acumulada num tanque ou bidões e, por meio de um processo manual, utilizar-se-á regadores para o efeito.
A gestão da rega será calendarizada, semanalmente, embora consoante as necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Serão monitorizadas pragas e doenças, com periocidade semanal, recorrendo a receitas caseiras como técnicas naturais de combate e prevenção, sem prejuízo da natureza.
Para tal recorreremos à consulta do "caderno de combate de pragas" no link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/Caderno-Combate-de-Pragas_compressed.pdf_compressed.pdf

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola far-se-á sempre que houver colheita de produtos, sendo que a receita irrisória gerada reverterá para a compra de sementes. Envolverá os professores e alunos, que venderão os produtos colhidos da horta à comunidade educativa e local.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção de sopas e saladas na cantina escolar com os produtos da horta servirá para a compreensão do ciclo de uma alimentação saudável e sustentável, reciclando os produtos e consequentemente, evitando o desperdício. Pretende-se envolver as assistentes operacionais, professores e alunos intervenientes, que participarão na confeção dos alimentos e os servirão na cantina da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As aulas na horta no âmbito das disciplinas de português e matemática promoverão a consolidação dos conteúdos a lecionar e despertarão a consciencialização para a sustentabilidade, interesses e motivações ambientais.
Pretende-se envolver os professores e respetivos alunos que assistirão às aulas lecionadas na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://aecampo.eu/martinho/2022/11/24/horta-biologica/