Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2500

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Serviços de Cozinha e Pastelaria, Tecnologia Alimentar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através do fornecimento de plantas e sementes para manutenção e crescimento da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Identificação de espécies.
Reconhecimento das técnicas de cultivo e manutenção da horta.
Valorização do produtos sazonais nas aulas práticas.
Disponibilidade de produtos frescos para utilização nas aulas práticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de sementeira e plantio são planificadas e realizadas em tempos letivos e distribuídas pelos grupos de trabalho. A manutenção e rega é normalmente realizada com a colaboração pelo auxiliar de ação educativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado manualmente e enriquecido com o composto produzido na Escola. Manualmente e de modo regular são removidas infestantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Escola dispões de uma pilha de compostagem onde são colocados os materiais orgânicos resultantes de podas, limpezas de passeios e canteiros e desperdícios orgânicos das aulas práticas de cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, beterraba, batata, batata doce, fava, ervilha, tremoço, milho, salsa, pimento, beringela,
Favas
Ervilhas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinhas pedagógicas e restaurante pedagógico.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta 1 a rega é feita pelo pé, por gravidade com água de nascente. Na horta 2 a rega é feita com auxílio de motor elétrico.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação do professor responsável pelo projeto e pelo auxiliar de ação educativa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão - água de sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade do "prado até ao prato" desenvolvida no âmbito do módulo - Alimentação racional, nutrição e dietética - da disciplina de Tecnologia Alimentar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Manutenção dos hóteis de insetos construídos no âmbito da atividade "Diversidades" dinamizado pela Fundação de Serralves.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A dinamização da atividade " A biodiversidade da minha Escola" no âmbito do programa Eco-Escolas decorreu nas hortas da Escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: