Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

2000

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Serviços de Cozinha e Pastelaria, Tecnologia Alimentar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Frequentemente, através do fornecimento de plantas e sementes para manutenção e crescimento da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promover nos o conhecimento sobre a fauna e flora da horta.
Promover nos alunos a capacidade de reconhecer diferentes plantas com utilidade em cozinha e restaurante.
Conhecer e colocar em prática técnicas de cultivo e de manutenção da horta.
Promover a compostagem e posterior utilização do composto para fertilização do solo.
Promover nos alunos o conhecimento e o hábito de consumo de produtos locais e sazonais.
Produzir produtos frescos para consumo nas aulas práticas de cozinha.
Fornecer os produtos da horta a instituições da comunidade envolvente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de sementeira, plantio, transplantação e monda de infestantes são dinamizadas durante os tempos letivos e distribuídas pelos grupos de trabalho. A rega é assegurada pelo funcionário da Escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação (limpeza e mobilização) do solo é realizada com recurso a ferramentas manuais.
A monda de infestantes é realizada ao longo dos ciclos de crescimento das plantas.
O solo é melhorado com composto produzido na escola a partir dos resíduos orgânicos provenientes nas aulas de cozinha e da manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi criada uma pilha de compostagem onde são depositados todos os resíduos orgânicos provenientes de podas, limpeza dos espaços verdes, hortas e desperdícios das aulas de cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, favas, tremoço, abóboras, couves, beterrabas, batatas, batatas doces, pimentos, beringelas, malaguetas, alcachofras, cardo, tomates, chuchu, cherovias, chícharo, milho, morangos, flores comestíveis, mirtilos, amoras, framboesas, oliveiras, citrinos, frutas exóticas, tomilho, salva, hortelã e ervas e flores para controlo de pragas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

30

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Aulas práticas de cozinha e de restaurante e para oferta para instituições.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Num dos talhões da horta é feita pelo pé, por gravidade e com água de nascente.
Nas restantes parcelas é feira com auxílio de um motor elétrico.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pelo funcionário da Escola e professores responsáveis pela atividade. Contamos também com o apoio do técnico do Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgão - água e sabão.
Lesmas e caracóis – cerveja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A biodiversidade da minha Escola. A atividade foi realizada uma vez durante o ano letivo, envolveu todos os alunos da Escola, num total de 100 pessoas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Jogos tradicionais. A atividade foi realizada uma vez durante o ano letivo, envolveu todos os alunos da Escola, num total de 100 pessoas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Hora da horta. A atividade foi realizada 2 vezes durante o ano letivo, envolveu 22 alunos da Escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: