Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há dois meses.

2. Área aproximada da horta (m²):

168,802m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática - Estudo do Meio - Português - Artes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

151

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias e a escola, em conjunto, trataram da sementeira, da plantação, da identificação das parcelas cultivadas, das hortícolas e da manutenção da horta biológica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os impactos são muitos, pois a escola e a comunidade zelam pela horta biológica e trabalham em prol de um ambiente melhor, para edificar laços de amizade e partilhar conhecimentos entre os membros da comunidade escolar. Ambos desenvolvem uma “consciência ecológica” e conhecimentos no âmbito da sustentabilidade e da alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos são responsáveis pela manutenção semanal da horta. São-lhes atribuídas tarefas relacionadas com a plantação, rega e manutenção do compostor. As famílias e a comunidade local também colaboram no cultivo da horta, preparação do solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou pés de plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi lavrado com um trator com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e galhos recolhidos no recreio e os resíduos orgânicos (cantina, lanches dos alunos e das famílias em casa).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiças, morangueiros, batatas, couves, alfaces, cebola, brócolos, nabiças, beterrabas, rabanetes, tomates, feijões, favas, ervilhas, abóboras, hortelã e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Esperamos produzir aproximadamente 50kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados na preparação das refeições da cantina. Também será realizada uma feira de hortícolas, no final do ano letivo, com o apoio das famílias. O dinheiro angariado será para a manutenção da horta ao longo dos próximos anos letivos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é reaproveitada, através de baldes. No entanto, quando não chove é necessário regar. Assim, a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora colocou um ponto de água próximo da horta, a regra é feita com recurso a uma mangueira e é realizada sempre de manhã, quando é necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para que as pragas não entrem na horta foram plantadas: lavanda, citronela, manjericão, salsa, trovisco, crisântemo, erva doce, hortelã e cravo túnico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Descrição: Aula na horta e sobre a horta
De forma a reforçar a ligação entre a horta e a matéria da sala de aula, os alunos, com total autonomia, exploraram novos conhecimentos através de atividades práticas na horta. Por exemplo, na disciplina de Estudo do Meio, os alunos aprendem o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto. Em Matemática os alunos já calcularam a área da horta e dividiram-na por parcelas, também colheram morangos que tiveram de partilhar igualmente por todos, semanalmente, vão verificar o crescimento das plantas medindo a sua altura e registam tudo nos cadernos. Em Português, escreveram o nome das espécies plantadas/semeadas em plantas e identificaram todos os canteiros de cada parcela. Estes são alguns exemplos de aulas na horta que passam para as salas de aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Descrição: Confeção de sopas e saladas
Ao incluir os alunos no processo de produção, preparação e confeção de produtos da horta biológica, a mesma promove o seu conhecimento acerca dos alimentos e aumenta a probabilidade de, mais tarde, os alunos os considerarem bem-vindos. Por isso, sempre que alguma hortícola está pronta para ser colhida, os alunos entregam-na na cantina para fazer parte das suas refeições.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

"Venda de produtos da nossa horta no centro de Vila Praia de Âncora".

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta biológica na EB/S do Vale do Âncora é um projeto sério, apoiado e incentivado por toda a escola, incluindo a diretora do agrupamento, professores, alunos, auxiliares e pais de alunos. A comunidade, Município de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora contribuíram a nível técnico para este projeto hortofrutícola. A aprendizagem não deve ser só realizada dentro da sala de aula, mas deve ser também feita em espaços verdes exteriores, nos quais se inclui a horta.
Os alunos ao trabalhar na horta, descobrem as origens e a sazonalidade das plantas; exploram o gosto e aromas dos legumes; descobrem a ligação entre os ciclos de vida das plantas e o nosso; fazem a recolha dos restos das plantas para elaboração de composto para alimentar as novas plantas da horta; constatam que os alimentos frescos sabem melhor, e que o trabalho duro e paciência levam a bons resultados. Os professores encontram na horta novas formas de abordar os programas curriculares, realizando a prática de atividades experimentais, facilitando a compreensão dos conteúdos e a aquisição de competências das disciplinas do currículo escolar.
Esta horta cumpre todos os objetivos da sua criação:
- Adquirir competências de gestão económica, planificando as culturas durante a época escolar e vendendo e promovendo os produtos da horta durante as estações do ano;
- Melhorar os espaços verdes da escola, o seu ambiente e efetuando uma série de práticas agrícolas biológicas, respeitando a Natureza;
- Fomentar e intensificar os ciclos biológicos no ecossistema agrário (flora e fauna) e manter sempre a fertilidade dos solos e a diversidade genética do espaço;
- Sensibilizar os alunos para a preservação do meio ambiente tornando-se um cidadão consciente e responsável;
- Fomentar as relações positivas, dinamismo, relaxamento, prazer e diversão, entre os alunos e também professores e comunidade escolar.
Através do trabalho na horta biológica, com a gestão de tarefas, o planeamento e a organização, a responsabilidade, o trabalho em equipa e a disciplina os alunos estão a adquirir competências para a vida.

15.1. Link para a página da horta:

https://hortaancora.blogspot.com/