Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

cerca de 15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

mais ou menos 1000m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

jardinagem , bio agradável e os alunos "especiais"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

sempre que possível, os encarregados de educação ,juntamente com os seus educandos fazem manutenção no espaço da horta

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

o melhoramento da alimentação dos alunos , o despertar para a sustentabilidade, o criar novos horizontes nos alunos, pois muitos deles não tinham a noção de como se produzia uma simples alface.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

a turma do Cef de jardinagem é a equipa que mais trabalha na horta , desde a preparação de solo,ate a fazer a colheita dos produtos. É feito um planeamento de rotação de culturas , tendo em conta o nosso solo e clima e a época do ano em que se começa as plantações

7. Como é feita a preparação do solo?

no inicio do ano letivo é feita a limpeza das infestantes e de seguida incorporação de matéria organiza resultante do nosso minhocário e dos nossos animais, fazendo depois uma mobilização de solo de acordo com a cultura a ser implantada

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

só não utilizamos citrinos e ananás, pois as minhocas não conseguem transformar esses alimentos . temos também, matéria organiza resultante dos vários animais existentes na escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

fazemos varias consociações , quer entre horticulas , horticulas e flores , horticulas e aromáticas. como por exemplo;
-Tomate e manjericão
- Abóbora e feijão
- Batata , feijão e cravos punicos
- repolho e aipo , pois o aipo funciona como um "insecticida " natural
temos na nossa horta vários talhões onde a alfazema e o alecrim são dominantes pois fgazem a fixação de insectos com o abjetivo de combater as pragas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

não é fácil contabilizar mas a+aproximadamente 2000 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

são distribuídos pelos miúdos e alguns deles vendidos a professores e funcionários

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

tentamos recolher o máximo possível de agua da chuva em reservatórios, regamos quase sempre ao final do dia , aproveitamos para regar a agua do logo dos patos , fazendo logo rega e fertilização

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim, todos os dias o professor responsável passa nas diferentes culturas para ver se existem alguma praga ou doença a atacar as mesmas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

burros, ovelhas, cabras , galinhas, gansos e patos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

aulas na horta , todas as fotografias anexadas durante o projecto , foram tiradas em aula, pois a turma de cef tem aulas no espaço

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alertar os miúdos para a sustentabilidade e para as necessidades do planeta sem meter em causa as gerações futuras

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100027234537120