Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

NSS (1.º Ciclo), Conhecimento do mundo (EPE) e Inglês

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Duas turmas - 49

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na sala dos 3 anos, todas as famílias foram desafiadas a vir fazer uma atividade à sala dos 3 anos, sendo que uma dessas famílias propôs a plantação de sementes com utilização de vasos recicláveis. Cada criança plantou a sua semente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sala dos 3 anos - As crianças lembram-se diariamente de ir ver o crescimento da sua planta e de ver se a terra tem água ou precisa de ser regada.

Sala dos 5 anos - As crianças compreenderam a importância de cumprir com as tarefas destinadas a cada um para que a nossa horta pudesse crescer. Além disso, aprenderam sobre vários tipos de vegetais e ervas aromáticas e a sua utilidade. Os legumes foram utilizados para a confecção de pratos para a comunidade escolar como, por exemplo, salada e sopa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A repartição de tarefas entre as duas turmas foi alternada por semana na rega e na extração de ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Sala dos 3 anos - A preparação do solo foi feita com terra que os pais trouxeram aquando da realização da atividade. Por enquanto ainda não houve a necessidade de transplantar para outro recipiente.

Sala dos 5 anos - O solo foi levantado em fevereiro durante três dias. Depois deixou-se repousar. A seguir acrescentou-se mais terra com adubo e novamente em repouso.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor doméstico no qual depositamos todos os restos de cascas de fruta e vegetais utilizados pela escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: ervas aromáticas (salsa, coentros, aipo, hortelã), fruta (morangos) e legumes (beterraba, alface, tomate cherry, cebolo, curgete, batata-doce e espinafres).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta fase temos 1kg de alface; 2kg de espinafres e 1kg tomate cherry.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo próprio desde saladas e sopa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No telhado do colégio, estão três bidões de água que são usados para várias finalidades, nomeadamente para a rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças ouvem histórias relacionadas com a horta, cuidam da horta e falam de alimentação saudável nas imediações do espaço da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação do cantinho das aromáticas: Esta atividade foi desenvolvida por uma turma, um professor e dois funcionários da escola. Fez-se a recolha de algumas embalagens de detergentes e vasos de barro. Os alunos pintaram os vasos e embalagens e plantaram as ervas aromáticas. Um dos funcionários construiu a base utilizando madeira reciclada dum piso de deck antigo e outro funcionário ajudou na colocação dos vasos e fez a placa com o nome em inglês “ Herb corner”.
Visualmente teve um impacto muito bonito na entrada da escola. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ervas aromáticas e provaram cada uma delas. Neste momento são diariamente utilizadas pelas cozinheiras da nossa escola para temperar os pratos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste momento ainda não nasceram todas as culturas, mas espera-se que em julho se faça a recolha de outros legumes como curgete, tomate e beterraba para nosso consumo.

15.1. Link para a página da horta: