Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

à cerca de 1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

aproximadamente 30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudi do meio; área do conhecimento do mundo, português, ciências experimentais, matemática ...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

ao longo do ano letivo de forma contínua ...
são envolvidas na preparação, organização, manutenção, recolha/oferta de sementes e plantas da época, venda de produtos e confecção de ementas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Maior conhecimento sobre produtos da horta, suas caraterísticas, potencialidades, forma de crescimento e fertilidade; longevidade; finalidade etc.
- Maior preocupação com o consumo de alimentos saudáveis, biológicos e sem a utilização de pesticidas e produtos químicos;
- Maior procura por frutas e legumes na alimentação diária.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Foi feito um esquema prévio da horta pelos alunos mais velhos e não se esquecemos de planear uma área de horta conforme a nossa disponibilidade de meios e tempo;
- Foi organizado um calendário de tarefas pelas turmas;
- Foram e continuarão a ser contactados os Pais/EE e outros elementos da comunidade (incluindo formadores), para conosco colaborarem ao longo do projeto da horta ...
Consideramos a manutenção da horta é fundamental. Nesta fase procedemos à monda (limpeza das ervas daninhas) pois entram em competição com as culturas instaladas (semeadas e plantadas), para que não tirem os nutrientes e água necessários às culturas principais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta etapa iniciou-se, com a seleção do local e a análise do solo. Os alunos remexem a terra tirando ervas daninhas e fertilizam com produtos de compostagem feita na escola. O local escolhido foi o mais plano possível e está exposto ao sol ao longo do dia. O solo é bem drenado e tivemos em atenção as infestantes existentes no local.
Os pais e outros colaboradores contribuem com canteiros, plantas, produtos orgânicos e nas tarefas diretas na horta;

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita através da reciclagem do lixo orgânico produzido na escola (lanches e cantina escolar).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas existentes:
- Alfaces, cebolas, couve nabiça, nabiças, favas, aromáticas, abóboras, curgetes, beterraba, alho francês, entre outras…
Sementeiras: tomates; feijões; salsa; coentros; rabanetes, manjericão; milho ....
Consociações favoráveis:
- milho com feijão de trepar e abóbora;
- Aipo, cebola, cenoura, couve, feijão, morango, pepino, rabanete, tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- Variada ( acrescentar aquando da sua apanha/recolha).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Consumo dos alunos na hora do lanche e almoço;
- Venda dos produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Com baldes de água da chuva/regadores feitos cm garrafas/garrafões de plástico que se encontram em bidões grandes, com torneira;
- Com uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- Usamos através da plantação de certas ervas aromáticas junto das plantações atingidas pelas pragas e ainda, com produtos biológicos que pesquisamos na internet.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

-

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

-

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Feira na Escola: todos os alunos de forma diferenciada e por etapas definidas previamente conforme vão surgindo os produtos na horta;
- Confeção de sopas e outros pratos: todos os alunos mas seguindo esquemas de participação faseada;
- Aulas na horta: sempre que necessário quer acompanhando o ensino formal, quer momentaneamente aquando da sua preparação, manutenção e recolha/venda dos produtos.
Impacto: nos hábitos alimentares de alunos e suas famílias; na motivação para a criação de hortas biológicas em casa; na valorização de produtos biológicos para consumo; no gosto pela realização de atividades com a terra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: