Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta pedagógica e BIO existe na Escola há mais de 26 anos, no edifício Aires Barbosa.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 63 metros quadrados (7m x 9m)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 do 3º ano; 4 do 4º ano e 2 do 6º ano

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Domínio de Autonomia Curricular - Ciências Naturais e Educação Para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

131 alunos do 1º ciclo e 73 alunos do 2º ciclo

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a vir à Escola, ao longo do ano letivo, para colaborar na preparação do terreno, sementeira/plantação e manutenção do espaço da horta e também quando se vendem produtos da horta ou se realiza alguma atividade de divulgação de boas práticas em agricultura biológica. Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes nas atividades vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
Quando se entende oportuno, são oferecidas aos alunos, para levar para suas casas, algumas sementes e plantas com o objetivo de dar continuidade e fortalecer a sensibilização quer deles próprios quer da sua família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas A, C e D do 6º ano deram continuidade ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior na “Horta Pedagógica BIO”, no âmbito do DAC. Também os alunos dos 3º e 4º anos continuam a participar neste projeto, no âmbito da Educação Ambiental e do Clube de Ciência Viva na Escola.
A manutenção da horta é assegurada pelos alunos e professores dessas turmas, em horários articulados.
As atividades desenvolvidas foram: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas.
Na sequência da parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, mantém-se um incremento de utilização de técnicas adequadas à agricultura biológica. Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da horta tem vindo a ser melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica.
A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo foi incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor e algum composto bio. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários. De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, batata, alface, alho-francês, cebolas, tomateiros, espinafres, couves variadas, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, girassóis, gão de bico, feijão verde, abóboras, cravos túnicos, camomila, courgettes, erva-príncipe, hortelã e cidreira. Tenta-se dispor estas plantas em consociações favoráveis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

À data, a maior parte dos produtos encontram-se ainda em desenvolvimento. Foram colhidos alguns quilos de espinafres, algumas batatas, alguns brócolos, uma couve-coração, alguns morangos ...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são distribuídoss por preços simbólicos pelos intervenientes nas atividades da horta e outros elementos da comunidade educativa, são utilizados no bar para infusões e para os alunos confecionarem algumas receitas, com supervisão de professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os contentores oferecidos, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário. Temos um contentor pequeno que recolhe água da chuva. São utilizados regadores e uma mangueira. A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das doenças é feita sempre que se intervém na horta o que acontece uma a duas vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi colocada cinza à volta dos canteiros e de algumas plantas para combater as lesmas e os caracóis, além de os catar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Aulas na Horta"
Os professores de ciências naturais e de matemática realizam aulas na horta. Parte das aulas de botânica vai ser realizada na horta. Este conteúdo vai ser iniciado nesta semana (15 a 19 de maio).
Os professores do 1.º ciclo estão a realizar várias aulas na horta: de leitura, de matemática e de ciências naturais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

"Confeção de sopas e outros pratos"
Estão a ser utilizados alguns produtos para confecionar alguns pratos e esta atividade irá decorrer até ao final do ano letivo (30 de junho).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

"Venda de produtos da Horta"
Esta venda vai acontecendo regularmenta, à medida que vão existindo produtos da horta em condições de serem vendidos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Considera-se cada vez mais importante a existência de uma horta bio na Escola, ainda mais em meio urbano, porque o conhecimento adquirido pelos alunos e outros elementos da comunidade educativa à volta do trabalho na horta, é muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta.
Continua-se a constatar o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades. Continua a notar-se que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da saúde e do ambiente.

15.1. Link para a página da horta:

Não se aplica