Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB2,3 de Souselo (Cinfães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola há 1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 150 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática/CN (2º ciclo); F.Q (3ºCICLO); ET (2º E 3º Ciclo); CN (3ºciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

cerca de 150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando se procede à recolha dos produtos cultivados, estes vão ser colocados à venda e podem ser adquiridos, quer pelos próprios bem como pelas famílias dos elementos da comunidade escolar em situações em que a escola está aberta às famílias, como por exemplo, no dia do mercado São Joanino, que decorrerá no dia 17 de maio de 2023.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É notório o impacto da horta na comunidade e nos alunos através de situações diversas, tais como:
- vontade dos alunos em estarem mais vezes a trabalhar na horta;
- Partilha de ideias, conselhos e truques pelos professores, alunos e outros membros da comunidade escolar, no sentido de uma melhor dinamização da horta e do seu sucesso;
- cultivo de árvores, plantas, legumes, que muitas vezes, os professores já têm em casa e trazem para se cultivar também na horta;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada maioritariamente dentro das horas que os professores têm nos projetos do Eco Escolas e Clube de Ciência Viva. Fora dessas horas, muitas vezes, são aproveitados os intervalos, para se ir à horta, ver como estão as coisas, e fazer alguma tarefa rápida, como levar o material para colocar no reservatório para a compostagem ou verificar se a rega automática está a funcionar corretamente. As tarefas são repartidas por todos os envolvidos neste projeto, de acordo com a sua disponibilidade e horas que possuem nestes projetos. De ressalvar que, tudo é feito sob a orientação dos professores que possuem maior conhecimento, no que diz respeito a estes assuntos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi feita a limpeza do terreno, com o envolvimento dos alunos de vários níveis de escolaridade e dos professores, com a remoção de tudo o que não estava e condições. A seguir preparou-se o terreno, através do depósito de mais terra, de modo a criar condições adequadas para a situação. Por fim, realizou-se a fertilização dos terrenos, com adubos naturais (obtidos na compostagem realizada na escola).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos que são recolhidos, todos os dias, no fim do dia, na cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No interior da estufa: alface, couve roxa, couve lombarda, couve coração, favas, ervilhas, beterraba, cenoura, alho francês, pepino, cebolo, espinafres, courgette, feijão.

No exterior: abóbora, batata, salsa, tomilho, orégãos, chá verde, cebolinho, hortelã, menta, loureiro, erva príncipe, alecrim, limonete. Em termos de árvores, temos nespereiras, maracujá, cerejeira e azevinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos cultivados são vendidos à comunidade escolar à medida que vão sendo apanhados e em momentos em que a escola está aberta às famílias, como por exemplo, no dia do mercado São Joanino, que decorrerá no dia 17 de maio de 2023.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água recolhida da chuva é aproveitada para regar no local.
No interior da estufa, a rega é assegurada através de um sistema de rega automático e no exterior, por um sistema manual de rega, em que a água é projetada através de um expressor que é de controle manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada a monotorização de pragas e doenças, diariamente sempre que vamos à horta. A equipa de professores distribui-se semanalmente de modo a que todos os dias seja possível realizar uma monotorização não só de pragas e doenças, mas também de qualquer outro problema que possa surgir.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na comunidade: No dia 17 de maio é realizado o Mercado Saloio São Joanino, aberto a toda a comunidade escolar onde se encontra uma zona com tendinhaspela

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta, dinamizadas com os professores da disciplina escolhida, a aula é realizada noutro ambiente, aula ao ar livre, permitindo uma dinâmica diferente, mais cativante para os alunos e claro professor, mas nunca descurando o assunto trabalhado e desenvolvido numa perspetiva transversal e de acordo com o objetivo do programa eco escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: