Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI de Ranholas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

horta pequena 2metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré-escolar- português, formação social e pessoal ,matemática, estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que são solicitadas. sementes, fornecem adubo orgânico de animais, na compra de produtos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ilustração das etiquetas em Bilingue
As crianças adoram participar em todas as tarefas relacionadas com a horta- limpar, semear, regar e observar o crescimento das plantas e conhecem o nome delas.
Os pais gostam muito que os seus filhos tenham este tipo de atividades

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Juntos em grupos, regam, tiram as ervas daninhas, apanhamos os produtos para confecionar: sopas, saladas verdes e saladas de frutos

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o apoio de pais e avós

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Chuchu, favas, morangos, tomate, feijão, aboboras, physalis ,framboesas, ervas aromáticas, alho,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

é em pouca quantidade, a horta é pequena

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para a casa dos pais ou para consumo próprio na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: