Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Centro de Acção Social de Ílhavo - CASCI (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde outubro de 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

2 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

58

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessitamos de sementes ou de hortícolas para plantar solicitamos a colaboração dos pais e/ou colaboradores /as da Instituição.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas crianças , o impacto visual do crescimento do que é plantado ou semeado é notório, na medida em que, por ex: já apanhamos alfaces para fazer uma saladinha para acompanhar a refeição do almoço(estavam no ponto para serem colhidas)ou ainda vender na comunidade escolar ou local os produtos hortícolas que vão crescendo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada sala está encarregue de verificar a horta e fazer a sua manutenção: Rega, limpeza de ervas daninhas, retirar folhas mortas ...

7. Como é feita a preparação do solo?

É utilizada a compostagem para enriquecimento do solo antes de se fazer alguma plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com cascas e restos de frutas e legumes que são utilizados e preparados na nossa cozinha da pré, que não é aquela que confeciona as refeições.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface , couve ,tomate, beterraba, ervilhas, alho francês, cenouras, cebola branca e roxa, favas, salsa e coentros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Temos variedade de culturas, mas cada uma em pouca quantidade , pois a nossa ( horta x2) só tem 2 m²; o que leva a pouca produção. Desejamos essencialmente que as crianças tomem contacto com a terra e com o que ela nos pode dar, daí a variedade de hortícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo próprio e para venda; ainda secámos favas e ervilhas para voltar a semear .

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em cada semana, a sala responsável, tem de verificar se a terra está seca e necessita de água. Caso se verifique utilizando os regadores tiramos água do deposito para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, através da observação direta dos adultos e crianças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Aulas" na Horta...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: