Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto (Celorico de Basto)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de Espaços Verdes, Alunos da Educação Especial, Oficina Gestão da Vida Diária e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aulas dadas na horta, visita de campo à horta por parte de algumas turmas, integração no espaço da horta dos alunos do Educação Especial e respetivas docentes, atividades na horta na disciplina de Oficina de Espaços Verdes, recolha e distribuição de alimentos produzidos por elementos da comunidade educativa e visita ao espaço de elemento da direção da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No período de aulas a instalação de culturas e sua manutenção fica a cargo do professor da disciplina de OEV, de um ou outro professor disponível, alguns alunos que têm a sua tarefa a cumprir e um ou outro funcionário. Em período de férias a manutenção fica a cargo da chefe do pessoal auxiliar que distribui tarefas e do professor de OEV, que sempre que pode vai à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, preparação e mobilização do solo é feita manualmente. Fertilização, apenas a proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas de plantas folhosas, corte de relva, infestantes provenientes da monda manual e resto/aparas de alimentos cruz e cascas de ovos esmagadas provenientes da cozinha da cozinha ou os alunos trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes variedade de couves, ervilha, fava, alface, alho, cebolinho, salsa, tomate, pimento e batatas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Diferentes variedade de couves - 15 kg;
Ervilha - 10 Kg;
Alface - 50 unidades,
Alho/cebolinho/ cebola - 25 kg;
Salsa - 20 raminhos;
Tomate 20 kg,
Pimentos - 10kg;
Batatas - 60 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

enquanto a cantina estiver a funcionar vamos colocar lá os produtos, depois vão ser entregues a funcionários que fazem a manutenção da horta na ausência dos alunos. As ofertas aos alunos de produtos hortícolas são quase sempre rejeitados por eles.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utilizamos apenas água do poço, regamos só quando necessário pelo pé - rega localizada e a horas favoráveis. Por vezes recuperamos alguma água das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não, aparecem poucas doenças e pragas nas nossas culturas e quando aparecem são eliminadas pelos elementos permanentes do Clube, , professores e funcionários e por alguns insetos auxiliares que por lá vão aparecendo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A nossa horta serve muitas vezes de "sala" para lecionarmos as aulas das disciplinas de OEV e Cidadania e Desenvolvimento. Durante o ano letivo passam pela nossa horta pedagógica muitos dos elementos que compõem a comunidade escolar do Agrupamento, como: professores de diversas áreas, alunos, funcionário e elementos da direção e da autarquia. Durante uma vez por semana passam pela nossa horta para realizarem atividades práticas ou simplesmente para terem uma aula, 70 alunos que frequentam a disciplina de Oficina de Espaços Verdes. 50 alunos do 7º ano que frequentam a disciplina de CD, passam pela horta de vez em quando, não podendo contabilizar as vezes que por lá passaram.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Uma vez por semana realizamos atividades de campo/horta com os alunos da Educação Especial (alunos com necessidades especiais) e colaboradores da Educação Ambiental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta serve para muitos dos alunos do Agrupamento tomarem contato coma natureza e com alguns dos produtos que consomem em casa e na cantina. Tomar consciência da importância de se produzirem alimento de uma maneira sustentável e sem adição de químicos. Para alguns alunos serve para tomar contacto pela primeira vez de uma horta, nomeadamente alunos do 2 ciclo. Este contato com a horta serve também para os alunos mais pequeno poderem observar e classificar os produtos produzidos na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid099c2bv1VrTh3uxdQQcLK76NVzKRXWTdDCyxpeMd5PSNozXVs7WxrXJQQEqej6t9Al&id=100082954221796