Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta surgiu apenas este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 16 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A disciplina de Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20 + 20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Tivemos a ajuda do Sr. Joaquim que, muito gentilmente, veio à nossa escola para nos explicar todos os cuidados a ter com a horta. O Sr. Joaquim prontificou-se a vir à nossa escola sempre que necessitássemos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram-se muito interessados na horta, pois podem ver o crescimento das plantas e o seu desenvolvimento. Também tivemos o cuidado de fazer uma reunião com delegados e subdelegados para que os alunos da escola tivessem cuidado com a horta e não a estragassem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são rotativas para que todos possam participar nas diferentes tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos e pela professora, sendo as tarefas repartidas por todos e rotativas.
Relativamente à fertilização dos solos, utilizamos as borras do café. Ainda estamos a aprender como podemos fertilizar os solos de uma forma natural.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com o aproveitamento de restos da cantina e ervas que retiramos da horta e dos locais próximos. Com 4 paletes fizemos o nosso compostor. Vamos alternado com alguma terra e ramos secos para tentar evitar cheiros.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos uma horta pequena, com uma plantação muito variada: tomate, couve roxa, couve flor, cebolinho, pimentos vermelhos e verdes, courgette, salsa, coentros, batatas e girassol. Também temos uma Oliveira, que vivia muito infeliz num vaso e que foi plantada perto da nossa horta, no Dia da Floresta e que está lindíssima.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a nossa horta é muito recente e ainda está em crescimento, tivemos um morango (do qual nos orgulhamos muito), cebolinho, salsa e coentros e agora temos dois tomates. As restantes hortícolas ainda estão a crescer.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A nossa horta ainda está em crescimento, e este ano para nós, é um ano de aprendizagem. Estamos ainda a aprender a cuidar da horta, a conhecer as plantas, o seu crescimento, os cuidados a ter. Relembramos que a nossa horta é pequena e que os nossos produtos, embora variados, são poucos.
No entanto, quando tivermos os nossos produtos hortícolas, gostaríamos de fazer uma venda para angariarmos fundos para o Clube.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De momento ainda não, mas temos estado a pensar em várias soluções para tentar colmatar esse problema. Estamos a falar com algumas entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e empresas nesse sentido.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não fazemos a monitorização das pragas, uma vez que a nossa horta é muito recente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Esperamos que no próximo ano e, já com a experiência adquirida este ano, possamos já ter mais novidades para a plataforma. Quisemos fazer algo mais pequeno para nos dar alguma experiência e conhecimentos. Como podem ver pelas fotografias a horta ainda é muito jovem.

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não temos página da horta, pois ainda está em execução.