Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 50 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Semanalmente, o avô Vítor, avô de dois alunos do Colégio, partilha connosco os seus saberes sobre a horta, dando continuidade a um projeto que existe na instituição e que é o Clube dos avós.
As famílias participam indiretamente, doando sementes ou plantas, cinzas ou casca de ovos. Este ano as famílias participaram também na compra de produtos da horta, num arraial que se realizou a 3 de junho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, de todas as valências, desde a educação pré-escolar ao 3.º ciclo, continuam a manifestar interesse pela horta biológica, sendo mais notório nos alunos da educação pré-escolar $ e 5 anos) e nos alunos do 2.º ciclo, do 5.º ano. Partilham que lhes dá prazer estarem na horta e que deveria haver, no horário, uma tarde para esta atividade. A divulgação de pequenos vídeos e fotografias continua a merecer interesse pelos pais e alunos, quer quando divulgados nos conselhos eco-escolas, quer quando divulgados na página digital do colégio e redes sociais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano, o espaço da horta foi dividido em duas parcelas, uma atribuída aos alunos do Clube Jardim de Aromas, do 2.º e 3.º ciclos, outra atribuída aos alunos da educação pré-escolar (turmas dos 4 e 5 anos). Cada parcela ficou ao cuidado do grupo a que foi atribuído, tendo como principais responsáveis os professores respetivos. Durante todo o ano a manutenção geral da horta esteve a cargo da professora coordenadora do Jardim de Aromas e dos alunos participantes no clube, havendo um trabalho semanal. As principais tarefas feitas foram cavar, retirar ervas, semear, plantar, monitorizar o aparecimento de ervas daninhas, de animais parasitas e de pragas, regar e recolher.

7. Como é feita a preparação do solo?

Deu-se continuidade à estratégia implementada no ano letivo anterior:
- em setembro e outubro - cavar e adubar com matéria orgânica para arejar e fortalecer o solo.
- de novembro até junho - semanalmente os alunos do Jardim de Aromas começaram por percorrer todo o espaço e recolher todos os plásticos e outros resíduos não orgânicos que encontravam. Devido à ação do vento encontravam-se sempre plásticos, que são recolhidos e colocados no ecoponto amarelo. Após esta limpeza, um grupo de alunos ficava responsável por localizar e arrancar ervas daninhas que poderiam competir com as plantas da horta. Essas ervas daninhas e outros resíduos orgânicos, como cascas de bananas ou restos de frutas, foram encaminhados para o compostor. Um grupo de alunos, semanalmente, também ficou responsável por procurar caracóis e outros animais que possam prejudicar as culturas, sendo esses caracóis dados às galinhas que, em alguns momentos e vigiadas, fizeram predação natural na horta.
A mobilização do solo (cavar e arar) foi feita com alfaias simples – enxadas, sachos e ancinhos – passando esta tarefa por todos os alunos envolvidos, sendo uma atividade de grande sucesso mesmo com os alunos mais pequenos. As sementeiras e plantações foram feitas pelos alunos com a
colaboração das professoras e do avô Vítor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi sempre feita compostagem a céu aberto e também num compostor. A céu aberto, junto ao espaço da horta, são colocados restos de plantas que são retiradas da horta e que são demasiado grandes para o compostor, como por exemplo caules das couves galegas.
No compostor são feitas camadas de diferentes materiais (folhas secas que são retirados da horta e da zona de árvores junto à horta, intercalados com restos de alimentos (alguns que os alunos trazem de casa outros do refeitório do colégio), intercalados com fezes das galinhas que temos no colégio junto à horta biológica). As condições adequadas de humidade foram mais difíceis de manter este ano e também se verificou menos matéria orgânica. Os alunos trouxeram menos e houve dificuldade em angariar esses materiais na cozinha do refeitório, por questões de logística interna.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Permanentemente - Couve galega; espinafres; hortelã; salsa; cidreira.
Sazonalmente - batata; batata doce; couve portuguesa; brócolos; alface; alho francês; espinafres; cenoura; coentros; favas; ervilhas; cebolas; tomateiros e morangueiros.
Cravos túnicos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tal como nos anos anteriores os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional, ou trocados por um valor simbólico. Esse valor simbólico é usado para a aquisição de novas sementes ou outros produtos necessários.
No presente ano letivo foram recolhidos (valore aproximados):
1 kg de brócolos; 2 kg de alfaces; 5 kg de batata vermelha; 1 kg de couve portuguesa; 1 kg de alho francês; 4 kg de espinafres; 500 gr de hortelã; 100 gramas de fisálias; 3 kg de favas; 100 gramas de ervilhas. Falta ainda recolher o tomate, que neste momento ainda está apenas em flor.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tal como nos anos anteriores os produtos recolhidos não são em grande quantidade e sempre que estão prontos para ser consumidos vão sendo retirados e oferecidos a funcionários do colégio, como depósito emocional, ou trocados por um valor simbólico.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tal como no ano transato, a água da chuva recolhida ainda é insuficiente para a rega da totalidade da horta quando começa a temperatura a aumentar, no entanto tem-se conseguido fazer uma melhor gestão regando apenas nos dias de maior calor e ao final do dia. Não é utilizada outra água, se não a da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita monitorização semanal. Um grupo de alunos e a professora coordenadora é responsável por
verificar a existência de caracóis, de lagartas e de pulgões, e de tentar retirá-los.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e lagartas surgiram numa determinada altura do ano, tendo depois diminuído muito a sua ocorrência, principalmente devido à seca. Verificou-se a destruição de algumas couves e alfaces por estes animais. Os caracóis foram retirados por mão humana ou por predação natural pelas galinhas. Com a falta de água, verificaram-se também muitas formigas. Fez-se um chorume de ortigas na tentativa de as afastar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas poedeiras (4).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A feira na escola aconteceu a 3 de junho com a realização de um arraial no qual o "Jardim de Aromas", nome da nossa horta biológica, teve a sua barraquinha. Venderam-se chás, hortelã, espinafres, tomateiros, e outros produtos da terra, fazendo-se a sensibilização para a necessidade e benefícios dos produtos simples, sem pesticidas químicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Deu-se continuidade às aulas de campo envolvendo os alunos da educação pré-escolar:
Desde o lavrar/cavar da terra ao colocar da sementinha, os alunos das turmas dos 4 e 5 anos viram os diferentes passos. Guiados pelas educadoras, observaram composto, sementes, raízes, folhas e acompanharam o crescimento das suas plantas ao longo das semanas em visitas periódicas à horta.
Realizaram-se duas aulas de campo com alunos do 5.º ano de Ciências Naturais para estudo da influência dos fatores do meio no comportamento das plantas e realizou-se uma aula de campo com uma turma do 6.º ano de Ciências Naturais para observação de flores, no âmbito do estudo da reprodução das plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Outra - Clube Jardim de Aromas - aberto a todos os alunos do 5.º ao 9.º ano que se quisessem inscrever. Este ano frequentaram o Clube 18 alunos com regularidade semanal. As atividades desenvolvidas são inspiradas nos objetivos do projeto Eco - Escolas e na Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO). Sendo os primeiros objetivos: Desenvolver nos alunos comportamentos que contribuam para a proteção e sustentabilidade do planeta;
Promover uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação ambiental e alimentar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O Clube Jardim de Aromas é um dos clubes que mais rapidamente esgota as suas inscrições no colégio, revelando que os alunos gostam do contacto com a natureza e querem aprender, com gosto, a mexer na terra.
Junto dos funcionários e pais há constantemente a curiosidade sobre o desenvolvimento de trabalhos na horta. Esta curiosidade vai sendo alimentada com a partilha de produtos retirados da horta e oferecidos aos funcionários. Este ano, e sempre que possível, foram partilhadas fotografias e vídos das atividades desenvolvidas pelos alunos, como os respetivos pais. Na educação pré-escolar através do Classroom e no Clube Jardim de Aromas (2.º e 3.º ciclo).
Fica o acesso a vídeos divulgados:
https://drive.google.com/file/d/1VLNi3L9rAJy_aeZVLmOmLT3ewICz76ob/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/13iYotAc1EOaGc7KPKOC3yF565nuxkIT_/view?usp=sharing

15.1. Link para a página da horta: