Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica de Vila Cova da Lixa (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos (em outros moldes)

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

176

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuiram com as sementes e mudas de plantas hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No início desta atividade foi solicitado o apoio das famílias na oferta de sementes e mudas de plantas hortícolas. Com a criação da horta biológica os alunos foram conhecendo diferentes espécies de plantas, o processo das sementeiras, a germinação e o desenvolvimento de cada produto da horta. Aprendem a fazer compostagem e reconhecem os benefícios que têm os produtos da horta biológica para a saúde e para o meio ambiente. Podem degustar os produtos que eles mesmos plantaram e cuidaram, nomeadamente a alface.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos de todos os anos de escolaridade, orientados pelas professoras, realizam trabalhos na horta: regar o terreno; retirar as ervas daninhas em redor da horta; substituirão das mudas que não evoluíram; apanha dos produtos hortícolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Colocaram-se paletes de madeira, encheram-se com terra do monte existente em redor da escola, colocaram-se as plantas e de tempos a tempos são tiradas as ervas daninhas, é colocado o composto obtido a partir da compostagem feita na escola e rega-se com a água da chuva que está sendo armazenada num contentor utilizado para o efeito.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos colocam cascas de frutas e folhas secas no compostor que se encontra perto da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Coentros, nabiça, alface, fava, feijão, grão-de-bico, morangos, salsa, hortelã e manjericão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são em pouca quantidade e alguns servem para os alunos comerem como alface e morangos, outros para serem utilizados nas próximas sementeiras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Contentor para recuperação e depósito da água da chuva para posteriormente com a utilização de garrafões ser feita a rega da horta biológica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças nas plantas é realizada por meio da observação diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas diversas aulas na horta, em que os alunos aprenderam a fazer sementeiras, a preparar o solo para receber as plantas, a colher os produtos, a colocar novamente outros produtos diferentes para que fosse feita a rotação de culturas, a rega e ainda aprenderam a fazer compostagem. Foram muito divertidas e benéficas para o rendimento escolar dos alunos as aulas num ambiente diferente das salas de aula. Entre muitas aprendizagens, os alunos foram adquirindo conhecimentos relativos ao comportamento das diferentes espécies e puderam constatar os benefícios dos produtos biológicos para o ambiente e para a saúde. O contacto com a terra, o convívio e a camaradagem que se estabeleceu permitiu ainda aprofundar laços de amizade e companheirismo entre as crianças.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: