Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, cidadania, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior cuidado e preservação do espaço por parte dos alunos. Autonomia e participação ativa na horta e gosto pelas tarefas na horta. Aquisição real e vivenciada sobre a evolução/crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos das várias turmas têm participado no cultivo, recolha dos hortícolas e aromáticas. Ao longo da semana são realizadas regas pelas funcionárias e alguns alunos. A limpeza e manutenção dos canteiros é feito semanalmente pelas turmas do 1.º e 2.º ano com orientação dos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e manutenção dos canteiros é feito semanalmente pelas turmas do 1.º e 2.º ano, com recurso a alguns utensílios usados na agricultura. Com o apoio da Câmara foram renovados os solos com matéria orgânica proveniente de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um contentor de compostagem, no qual é colocado principalmente os restos de frutas e folhas secas recolhidos no espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couve, nabos, salsa e coentros, ervas aromáticas diversas, morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano a produção de hortícolas foi reduzida, houve um investimento maior a nível das aromáticas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilizados no refeitório da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As regas são feitas de manhã ou ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, são limpas manualmente as folhas. Em algumas alturas semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As lagartas da couve que foram retiradas manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano, existiram vários momentos de aulas em que as atividades relacionadas com o estudo do meio, proporcionaram visitas e observações na horta. Também as atividades dinamizadas como Engenheiro João Matias foram sempre tidas nos vários espaços horta e canteiros florais e de aromáticas. Nestas sessões os alunos são os principais produtores, tornando-os responsáveis e cuidadores do seu espaço. Os conhecimentos adquiridos são mais sustentados, e os espaços escolares são valorizados.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: