Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

78

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitação de sementes e novas plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização para a prática de hortas domésticas e para o consumo de alimentos biológicos.

Sensibilização na preservação, responsabilidade pelos espaços e o de tratar das plantas como seres vivos que necessitam de ser cuidados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são distribuídas rotativamente por equipas de trabalho definidas. São quatro equipas, anos de escolaridade, cada equipa é responsável por uma semana.
As sementeiras ou plantações são decididas/acordadas pelos professores e realizadas pela equipa que está de serviço à data.

7. Como é feita a preparação do solo?

A autarquia fornece terra/fertilizante e procede à remoção dos resíduos.

Na escola existe um compostor, pratica-se a compostagem doméstica criando algum fertilizante biológico que também é usado na horta.

Os alunos auxiliados pelas assistentes operacionais e pelos professores cavam/misturam a terra e preparam-na para o cultivo. Depois vão fazendo a manutenção de remoção de ervas daninhas até as plantas se desenvolverem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e ervas secas, restos de frutas (cascas e caroços) e de alguns restos de comida vindos do refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Vários legumes (tomate, couve, abobora, feijão, alho, pimento, alface, brócolo) ervas aromáticas (salsa, alecrim, tomilho, hortelã doce, erva príncipe)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Poucas quantidades

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelos alunos ou professores

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega da rede, recorrendo às horas do fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vamos controlando diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram confecionadas broas de batata doce com as batatas produzidas no ano anterior, todos os alunos da escola participaram.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Para completar o presente do dia da mãe, a turma do 2.º ano, colheu raminhos de alecrim que colocou dentro do frasco que elaboraram.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Para abordar alguns conteúdos programáticos são realizadas aulas na horta ou no jardim da escola de forma a observar e contactar diretamente com os diferentes elementos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: