Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica da Ericeira (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a colaboração das famílias na plantação e no cuidado da horta. Sempre que havia disponibilidade por parte das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças recolheram as alfaces e levaram para casa para fazerem uma salada em família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala vai com o grupo de crianças regar, tirar as ervas daninhas e colher os legumes depois de crescidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno foi feito com ajuda da junta de freguesia, que também disponibilizou a terra e reparou as vedações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas foram de alfaces, morangueiros, tomateiros, couves, Goji e alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cinco Kilos de alfaces e os restantes produtos ainda estão em fase de crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cada criança leva para casa o produto que recolheu.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Três vezes por semana o grupo de crianças rega a horta com regador. A horta tem sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente faz-se a observação das pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O grupo de crianças colheram as alfaces e individualmente levaram para casa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Despertou curiosidade nas crianças, explorar mais o processo de cultivo ( germinação, semear, plantar).

15.1. Link para a página da horta: