Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta, desde o ano letivo anterior. Mudamos o local e criamos novos canteiros para as plantas.

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2 ( Este ano criamos mais quatro canteiros, a acrescentar aos existentes)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, CN, EV, Tutorias

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Só ocasionalmente...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam muito de ir à horta com os professores e participar nas tarefas - regas, preparação e manutenção, voluntariando-se muitas vezes, fora das aulas, para o fazer. Também cuidam do espaço preservando-o e não danificando. Alguns professores utilizam o espaço para as aulas de observação de plantas e flores (nas aulas de CN, observar e identificar características), ou aulas de observação e representação de espécies vegetais, em Ed. Visual.Os alunos com NEE também vão assiduamente ao espaço da horta concretizando, com a professora, algumas atividades de manutenção e regas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores vão à horta regularmente com os alunos, para limpar ou regar e verificar as plantas.
Os funcionários colaboram ajudando em trabalhos, ou nas regas, durante interrupções letivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiram-se ervas, que se colocam no compostor, adiciona-se composto e também se aduba com café ou outros orgânicos.


8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com castanhos do jardim, restos de fruta, de legumes e verdes, da limpeza do jardim da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento:
absinto + tomateiros+ salsa + orégãos + arruda, capuchinhas + alecrim + videira, couves+ hortelã pimenta, beringelas + tomilho e pimenteiros, menta + poejos, fisálias + orégãos, sálvia + uma menta

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Difícil... Temos pequenas quantidades de cada planta. Por vezes recolhe-se alguma salsa, beringelas, menta, poejos, tomilho, pimentos, tomate, cachos de uva ...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Ocasionalmente, um dos professores ou funcionário leva podas para plantar, levam menta para chá, folhas de couve, beringelas, pimentos, salsa, oregãos, tomilho, etc( são pequenas quantidades).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita quando necessário, com a água da nora existente na escola, e por quem nesse dia vai à horta com os alunos, ou pelos funcionários, quando não está mais ninguém. Geralmente é combinada entre nós.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que lá vamos, através da observação constante das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não tem havido pragas. Ocasionalmente encontramos um caracol ou lagarta que é removido do espaço ou da planta.
Utilizamos misturas liquidas, feitas por nós, à base de produtos caseiros e orgânicos, quando desconfiamos dessa possibilidade.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Existem patos mudos na escola. Já aconteceu terem-se alimentado de algumas plantas como, nos últimos dias, dos espinafres. Tentamos protegê-las com a colocação de canas ou galhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nas aulas de C.N. recorreu-se ao espaço por várias vezes, para observação de animais do solo, insetos ou plantas e flores, identificação de características e de espécies...
Várias vezes também, para observação e representação das espécies, em EV

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Limpezas do espaço, recolha de resíduos que lá vão parar e respetiva monitorização e contagem, sensibilização para a questão dos resíduos no chão...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Tornou-se um espaço bonito e agradável da escola e, ao ser tratado essencialmente pelos alunos veio contribuir para uma maior ligação e preservação do espaço exterior da escola.
Este ano, nas imediações da horta, colocamos mesas em madeira que são utilizadas pelos alunos como espaço de lazer e por alguns professores de várias disciplinas, como espaço para aulas.

15.1. Link para a página da horta: