Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica António Gedeão (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 2.º ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

80m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Especial, Ciências Naturais e Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

67

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez. As famílias ajudaram a construir floreiras verticais para ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada professor organizou grupos para realizar tarefas como: plantar, regar ou arrancar ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita com a ajuda dos alunos, a mobilização da terra foi feita em parceria com a Escola Agrícola da Paiã e apenas se fez a fertilização inicial com estrume das ovelhas que vivem na escola!

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, Tomate, Pimento, Feijão Verde, Couve Roxa; Couve coração Espinafres, Alho Francês, Abóbora, Courgette, Beterraba, Morangos, Framboesas
Ervas aromáticas ( salsa, coentros, manjericão, hortelã, alecrim, ... )

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface - Mais de 30 alfaces
Feijão Verde - 1 Kg
Couve - 3 kg
Espinafres 2 Kg
Alho Francês - 10
Courgette - mais de 4 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos foram doados aos alunos e os restantes foram vendidos, a preços simbólicos, a professores e funcionários.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não sei os nomes, mas as ervilhas favas e feijão verde tiveram pragas. Não as combatemos!!!!!!

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ovelhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta -
Realizaram-se várias aulas na Horta, desde aula de Matemática em que utilizaram o Teorema de Pitágoras para fazer as medições.
Na Oficina de Artes e Multimédia foram feitas placas em madeira identificativas das espécies plantadas.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Ciências foram realizadas tarefas simples de manutenção da horta, como rega ou plantação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: