Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

120

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente na recolha de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O alunos demonstram um grande empenho e alegria na interação permanente, na ajuda e observação da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma responsável por um espaço do canteiro.
Na plantação, na manutenção (retirar ervas daninhas) e na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Participação da CMB na abertura dos canteiros com retro escavadora, para a ajuda na colocação de matéria orgânica no fundo dos canteiros (permacultura).
Colaboração das famílias e da comunidade com doação das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Relva cortada
Folhas secas
Cartões
Cascas de frutas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

omate/ pimento/alface
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Diospireiro
Pessegueiro
Morangueiros

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na cantina e na sala de aula.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita com um sistema com rega de gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ao longo do tempo todas as plantações são observadas e controladas atempadamente sem produtos químicos, sendo utilizados métodos naturais de desinfestação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação feita em março, envolveu as oito turmas do 1º ciclo e alguns grupos do pré escolar.
O envolvimento foi feito desde a construção do canteiro até à recolha dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: