Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária Joaquim de Araújo (Penafiel)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Estamos no início da construção da horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardinagem, Educação especial, Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Vamos incluir as famílias e a associação de pais no projeto da horta escolar para ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância da agricultura e da alimentação saudável, mas também para criar um senso de comunidade e colaboração entre a escola e a comunidade local. As famílias vão poder envolver -se no projeto, do seguinte modo:
1.Voluntariado: As famílias podem-se voluntariar para ajudar na preparação do solo, e manutenção da horta.
2.Doações: As famílias também podem doar sementes, plantas, ferramentas de jardinagem, equipamentos de rega e outros materiais necessários para a construção e manutenção da horta.
3.Parcerias: As famílias podem ajudar a estabelecer parcerias com empresas locais, que possam doar materiais ou fornecer apoio financeiro ao projeto da horta na escola.
4.Participação em eventos: Incluir a horta escolar em eventos da escola, workshops sobre sustentabilidade, compostagem e agricultura biológica, feiras de ciências ou eventos de saúde e bem-estar. Isso pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o projeto da horta e incentivar a participação das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:


A horta pode ter diversos impactos positivos na comunidade e nos alunos, tais como:
Promoção de hábitos alimentares saudáveis: A horta pode ser uma forma de incentivar as crianças e jovens a experimentar e consumir mais frutas e vegetais, promovendo assim uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Consciência ambiental: A horta pode ser uma ferramenta para ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente, do uso racional da água e dos recursos naturais, da compostagem e da reciclagem.
Aprendizagem prática: A horta pode ser uma oportunidade para os alunos aprenderem na prática sobre ciências naturais, como botânica, ecologia e microbiologia, bem como desenvolver habilidades práticas, como plantio, cuidado das plantas e colheita.
Interação social: A horta pode ser um espaço de convívio e interação entre alunos, professores e membros da comunidade, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a cooperação.
Melhoria do ambiente escolar: A horta pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais agradável e acolhedor, além de ser uma forma de decorar e embelezar o espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da manutenção da horta e a repartição de tarefas vão ser do seguinte modo:
Criar um calendário para definir as atividades necessárias para manter a horta em boas condições ao longo do ano, como regar, fertilizar, podar, plantar, colher, etc. e distribuí-las num calendário anual. Dessa forma, cada pessoa ou grupo de pessoas pode assumir a responsabilidade por determinadas tarefas.
Dividir as tarefas em grupos de trabalho, formados por alunos, professores, funcionários e pais. Cada grupo vai ter uma responsabilidade específica, como cuidar das plantas, regar, limpar, administrar a compostagem, registo das atividades e também da organização e manutenção das ferramentas e equipamentos.
Definir horários para a manutenção da horta, de forma que todos os envolvidos possam participar. Vamos marcar horários regulares semanais, quinzenais ou mensais, de acordo com as necessidades da horta e disponibilidade dos participantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a nossa horta vai ser instalada em caixas de madeira, a preparação do solo vai ser feito em duas fases:
Primeira fase; depois da escolha do local, vamos retirar todas as ervas daninhas, raízes e restos vegetais que possam estar presentes na área da horta. De seguida vamos alisar e nivelar o solo. Todo este trabalho vai ser feito o manualmente, com a ajuda de enxadas, pás e ancinhos. De seguida vamos colocar as caixas de madeira, que foram construídas segundo o projeto feito anteriormente.
Segunda fase; vamos encher as caixas com um solo de boa qualidade que seja rico em nutrientes e com uma boa drenagem
Fertilização: Para garantir que as plantas tenham os nutrientes necessários vamos adicionar fertilizantes orgânicos ao solo. Matéria orgânica, como composto, estrume, folhas secas ou outros materiais orgânicos, para melhorar a qualidade do solo. A matéria orgânica ajudará a aumentar a retenção de água e nutrientes no solo, bem como a fornecer os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem vai ser feita numa caixa plástica – compostor, fornecido pela Camara municipal. A compostagem vai ser feita com uma grande variedade de materiais orgânicos como por exemplo:
- Restos de comida: Frutas, legumes, cascas de ovos, grãos, pão, etc.
- Resíduos de jardim: Folhas, ervas daninhas sem sementes, aparas de arbustos, ramos, flores, etc.
- Materiais de papel: Papel picado, jornais, cartões, etc.
- Materiais de madeira: Serragem, lascas de madeira, aparas de lápis, etc.
Os materiais que podem ser utilizados na compostagem, podem ser divididos em duas categorias principais: material "verde" e material "Castanho". O material "verde" inclui restos de comida, resíduos de jardim e outros materiais orgânicos frescos e húmidos. O material "castanho" inclui materiais secos e mortos, como folhas, serragem e papel. Vamos equilibrar esses dois tipos de materiais para criar um composto saudável e eficiente. Vamos também garantir que o material seja mantido húmido e arejado, e que seja revolto regularmente para ajudar a acelerar o processo de decomposição e assim transformar resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes que pode ser usado para fertilizar o solo e promover o crescimento saudável das plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas até ao momento são:
Aromáticas - Erva príncipe, funcho, Borragem, Salsa, Coentros, Alecrim, Alfazema, Hortelã pimenta, Hortelã chocolate, Hortelã, Orégãos, Manjericão verde, Manjericão purpura, Tomilho vulgar, Tomilho limão, Cebolinho, Arruda, Santolina, Artemísia, Caril, Coentro vietnamita, Pelargónio, Incenso, Limonete, Cidreira, Sálvia, Sálvia Ananás e hipericão.
Hortícolas – Aipo, Tomate, Pimento, Cebola, Feijão de trepar, Beringela, Espinafres, Alface, Favas, Rabanetes, Batata, Batata-doce
Flores – Girassol, Amores-perfeitos, Tagetes, Calêndula, Capuchinha.

As consociações instaladas são:
- Tomate e manjericão: O manjericão é uma erva que repele naturalmente algumas pragas que atacam os tomates, tornando-os uma excelente combinação.
- Cenoura e cebola: A cebola ajuda a afastar as moscas da cenoura, enquanto a cenoura ajuda a manter a cebola saudável, aumentando a biodiversidade do solo.
- Alface e rabanete: Os rabanetes crescem mais rápido do que a alface e ajudam a soltar o solo, o que pode facilitar o crescimento da alface. Além disso, as raízes rasas do rabanete não competem com as raízes profundas da alface por nutrientes.
Futuro
- Repolho e salsa: A salsa ajuda a afastar algumas pragas que atacam o repolho, tornando-os uma boa combinação.
-Brócolos e couve-flor: Estas duas culturas são semelhantes e requerem condições de cultivo semelhantes, tornando-os uma boa combinação.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

--

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na horta vão ter inicialmente dois destinos: consumo próprio (confeção de compotas e sopas) e venda dos produtos na comunidade em feiras, para angariação de fundos para a compra de sementes, plantas, materiais e equipamentos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão adequada da rega é essencial para garantir o desenvolvimento saudável das plantas da horta e evitar desperdícios de água. A gestão vai ser feita, tendo em conta algumas técnicas e estratégias:
- Conhecer as necessidades hídricas das plantas: Cada espécie de planta tem suas próprias necessidades hídricas, por isso é importante conhecer as características das plantas cultivadas na horta e a quantidade de água que cada uma delas precisa.
- Escolher a hora certa para regar: A melhor hora para regar é no início da manhã ou no final da tarde, quando a evaporação é menor e a absorção de água pelas plantas é mais eficiente.
- Utilizar sistemas de irrigação eficientes: Vamos utilizar o sistema de irrigação por gotejamento, muito mais eficiente do que a irrigação manual com mangueiras e baldes, pois permitem controlar melhor a quantidade de água utilizada.
- Utilizar cobertura morta: A cobertura morta é uma camada de material orgânico colocado sobre o solo. No nosso caso vamos utilizar palha, que ajuda a reter a Humidade do solo e reduzir a evaporação, diminuindo a necessidade de rega
- Monitorizar as condições climáticas: É importante monitorizar as condições climáticas, como temperatura e humidade do ar, para ajustar a frequência e o tempo de rega de acordo com as necessidades das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização de pragas e doenças é uma prática importante na horta para evitar danos às plantas e garantir uma produção saudável. Vamos utilizar o método de observação visual. É uma das formas mais simples e eficientes de monitorar a presença de pragas e doenças. Vai ser feita regularmente, pelo menos uma vez por semana, e em diferentes horários do dia, para verificar se há sinais de danos nas folhas, frutos, caules, raízes ou outras partes da planta.
Quanto mais cedo for identificado o problema, maiores são as chances de controlar as pragas e doenças sem causar grandes prejuízos às plantas e à produção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Neste caso específico usamos uma mistura de produtos naturais, mas também tivemos em conta algumas práticas culturais que visam reduzir a incidência de pragas e doenças na horta. Incluem o manejo adequado do solo, a rotação de culturas, a plantação em consociação, a fertilização equilibrada e a eliminação de restos de culturas e plantas doentes.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: