Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 8 anos, desde o ano letivo 2015/2016.

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

01

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar de Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta surgiu há 8 anos da articulação do Projeto Eco-Escolas (alunos Brigadas Verdes) e da Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores).

No presente ano letivo, a horta foi trabalhada no contexto das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta Complementar de Cidadania, no âmbito dos temas Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável por uma turma de 9º ano de escolaridade (9º 3ª - composta por 20 alunos)

Na horta, os alunos podem observar e experenciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade, a horta constitui um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua e sorriem ao observar o seu "canteiro de trabalho". Procuram, regularmente, a funcionário da escola e a professora para executarem as tarefas.
Um grupo de dois alunos da Educação Especial, mostram particular interesse nos trabalhos da horta.
As plantas são identificadas pelos alunos com etiquetas criadas no computador com recurso à fotografia.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos, pelo funcionário e pela professora. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e considera que devia crescer em tamanho. Assim, este ano cresceu com a ajuda de um funcionário que reaproveitando os bidões os colocou com os alunos em bordadura, onde se penduram os vasos, e aí foram semeados morangueiros.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, a professora reuniu em sala de aula com a turma e o funcionário.

Fez-se uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos no ano letivo anterior, e fez-se uma visita à horta.

Depois da avaliação dos aspetos positivos e negativos, planeou-se o trabalho a desenvolver durante o ano letivo e como desenvolver o trabalho na horta. Seguidamente, houve uma reunião como Sr. Diretor, os alunos e o professor mais diretamente responsável pela horta. Os alunos apresentaram ao Sr. Diretor o resultado da reunião.

A turma 9º3ª propôs ainda ao Sr. Diretor, a colocação de um banco de jardim e sinalética alusiva ao espaço. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ao longo do ano letivo, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procedeu-se à limpeza: os alunos arrancaram as ervas daninhas, arrancaram as plantas velhas, cortaram folhas velhas e podaram outras. Cavaram o solo, fertilizaram-no com borras de café, cinza, cascas de ovos (que trouxeram de casa). Como se trata de um canteiro pequeno foi fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos. Utilizaram a tesoura da poda, o ancinho, um pequeno semeador, luvas e máscara.
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.
As regas foram sendo feitas, com a utilização de garrafões de plástico reutilizados sempre que necessário, recorrendo à água da chuva e à da rede pública. Ao dia de sextas feira, a rega foi feita com a mangueira e com maior aplicação de água. As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.
Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível consociadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os alunos decidiram continuar a apostar, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e de primavera/verão.
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, salsa, rosmaninho, alfazema, erva cidreira, poejo, e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: couve galega e couve portuguesa, favas, alho francês, alfaces de vários tipos, e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.
Para repelir a mosca branca plantámos cravos túnicos.
Fizemos a consociação de: alface/morangueiros; couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kgs.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são distribuídos por elementos da comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas),
aproveita-se sempre a água da chuva. Quando necessário, a rega é feita de manhã e ao fim do dia.

Rega manual com o regador feita pelos alunos. Às sextas feiras é feita por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionário de acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os morangueiros foram atacados por pequenos bichinhos que foram retirados à mão pelos próprios alunos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O momento de colher as plantas, fazer os raminhos e preparar a banca de exposição dos produtos é um momento de efusão. Envolvem-se rotativamente dez alunos. A participação dos alunos é de grande azáfama e felicidade por verem os resultados do seu trabalho. Há uma grande adesão de alunos, professores e funcionários.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nova colheita de produtos fresquinhos da nossa horta pelos alunos e posterior venda à comunidada educativa.
Os produtos colhidos foram variados, desde as couves (couve galega), as plantas aromáticas (coentros, poejo, hortelã, salsa, rosmaninho e alfazema,), as favas, os alho francês..entre outros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção da sinalética e banco de lazer. Foi construída sinalética com palavras alusivas à horta e ainda, um banco de lazer. O objetivo foi "colorir" e trazer ainda mais vida, à horta!

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Estivemos presentes no dia 11 de novembro, nas Hortas Comunitárias das Amoreiras! ✅ No âmbito do programa Eco-Escolas e o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, a turma 9º3 teve a oportunidade de observar in loco e ganhar mais conhecimentos, sobre as diferentes culturas em modo biológico, desde frutícolas a hortícolas existentes na nossa cidade de Setúbal. ???? Nesta visita, a Engenheira Ana Sofia Carlos e a Encarregada Alice Almeida, abordaram vários assuntos desde a importância de uma horta comunitária no meio urbano, sobre a polinização, compostagem, consociação de culturas, pragas e doenças e, ainda, sobre todo o trabalho desenvolvido pela equipa dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Setúbal. Foi sem dúvida, uma tarde muito bem passada e em contato com a natureza

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/aeluisatodi/posts/pfbid0ZiZeeL3QfzCEdJ9rRPZSYuxV6gummt5wzP1EQiEJweSdv3Ls6PrAdzx7jBryDPT7l https://www.facebook.com/aeluisatodi/posts/pfbid02B5kMv57Z9rjh9TdgpxKVTE7W3juYeXvkSH7Dz5jwpgteteo2RCcSUPEDT3K8znEpl