Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura (Paredes de Coura)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Clube "os garranos"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Facultam sementes e plantas autóctones.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm gosto em ir para a horta, muitos deles ficam felizes ao mostrar as suas competências nos trabalhos agrícolas. Praticamos uma verdadeira inclusão onde alunos com menos capacidades académicas podem provar o seu valor e o seu conhecimento.
Por ser uma horta pequenina não conseguimos produzir quantidades suficientes para abastecer a cantina, mas os nossos alunos levam o que produzimos para casa e têm o prazer de comer o que produzem. Os pais são muitos recetivos e apoiam o projeto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas os alunos do clube vão avaliar as necessidades da horta que é posteriormente relatado as professoras responsáveis.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e feita pelos alunos e professoras responsáveis.
O solo foi fertilizado em finais de agosto por um encarregado de educação antes de fazermos os camalhões.
Os camalhões foram até Dezembro feitos pelos alunos e professoras com a utilização de pedras para delinear o terreno. O município fez outro camalhão com delineadores de madeira e trouxe terra para nivela-lo.
No primeiro camalhão semeou-se ervilhas e favas. E fez-se uma experiencia com cortes de batata que não germinou devido ao mau tempo que se abateu em Paredes de Coura.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Solicitamos um compostor ao Município que ainda não chegou, mas até lá temos uma pilha feita com folhas secas, bora de café do bar da escola e resto de legumes cedidos pela cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Para já temos ervilhas e favas. Devido as fortes chuvadas do mês de janeiro não conseguimos semear mais nada. Temos sementeiras feitas em tabuleiro de alface e couves que serão transplantadas quando estiverem com um porte adequado.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: