Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

25

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Tutoria DT, Estudo do Meio, Ed. Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em canteiros e cada canteiro é atribuído a 1 ou 2 turmas. Cada turma com os professores das disciplinas que assumem a responsabilidade de dinamizar o espaço da horta no seu canteiro. Ao longo do ano, cada turma faz a preparação/limpeza do solo, faz a sementeira ou plantação e a respetiva manutenção. Os canteiros têm um sistema de rega gota a gota, mas as turmas também fazem reforço da rega quando é necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos das turmas responsáveis fazem a limpeza e mobilização do solo com recurso a pequenas ferramentas (ancinhos, enxadas, etc). Não foi necessário realizar fertilização do solo, pois o solo colocado nos canteiros no ano anterior tinha sido colocado já em condições adequadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este ano letivo foi desenvolvido um pequeno projeto de recolha dos restos do refeitório e cozinha para os compostores. Os alunos de 9º ano elaboraram os “cascões” que foram colocados no refeitório para que se pudessem depositar os restos alimentares que fossem adequados para os compostores. Depois um grupo de alunos era responsável por levar os “cascões” até aos compostores. As cozinheiras também colocavam os restos das preparações dos almoços. Os materiais depositados eram cascas de fruta, restos de verduras (batatas, cenouras, couves, alfaces, etc) e materiais provenientes da limpeza e manutenção dos canteiros da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram produzidas couves, brócolos, alfaces, favas, tomate, tomate cherry, salsa, coentros, manjericão, feijão, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi feita a pesagem dos produtos recolhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram cedidos a algumas famílias carenciadas de alunos da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os canteiros têm um sistema de rega gota a gota, mas as turmas também fazem reforço da rega com mangueira ou regadores quando é necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feito uma monitorização por observação das culturas, com uma frequência quinzenal, pelos elementos da equipa da horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas, que comeram as couves de um único canteiro, mas como foi isolado, não se fez qualquer tipo de combate.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante o peddy paper no dia Eco Escolas, uma das estações (“Descobre as aromáticas”) pretendia a identificação de diferentes ervas aromáticas, através do olfato. Os alunos da maioria das equipas e dos diferentes níveis de ensino, conseguiram identificar quase todas as ervas aromáticas com rapidez, o que evidencia uma boa aquisição de competências. Foi também fomentado o uso das ervas aromáticas em substituição do sal na confeção de alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também teve um papel importante para com alunos da Ed. Especial, por exemplo alunos com autismo que através das dinâmicas da horta conseguiram envolver-se e desenvolver competências.
Também em relação a alunos com indisciplina, a horta foi utilizada como um espaço para “acalmar” e serem trabalhadas regras. Em ambas as situações o feedback é bastante positivo.

15.1. Link para a página da horta: