Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Ciências, matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todas as semanas, os alunos da sala de Multideficiência, vão à horta. As outras turmas vão 1 ou 2 x por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O melhor impacto é quando questionamos os alunos sobre o nome daquele legume ou erva aromática, somos sempre surpreendidos, por só 2 ou 3 alunos saberem o nome, pois como vivemos numa cidade os alunos não têm esses conhecimentos. No dia mundial da alimentação, os alunos aprendem a comer melhor observando o que existe na horta, sendo que outubro ainda não temos muitos legumes cultivados, mas já se faz uma introdução.
A comunidade também ajuda como por exemplo arranjar peças para a mangueira ou a Câmara Municipal ter colocado o ponto de água,para se poder regr mais facilmente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é semanal, tendo sempre a presença de uma professora e 6 alunos, outros professores e alunos fazem a monda e a rega sempre que necessário.
A repartição das tarefas são feitas regularmente pela turma do CEF.
Os alunos preparam as sementeiras, depois colocam no solo, percebem assim como se processa o crescimento das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, a fertilização natural acontece no início do outono, onde se procedeu ao arranque das ervas daninhas. Ao longo do ano vai se colocando borras de café no solo, remexendo, cavando ... sempre com o cuidado de não poluir o ambiente, só usamos luvas de pano.
As consociações vão sendo feitas consoante a época do ano, tendo em atenção a melhor época para o cultivo.
Como vamos fazendo a rotação de culturas ainda não houve necessidade de recorrer a muitos fertilizantes e claro sempre só os biológicos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos 2 compostores junto à horta, enchemos principalmente com folhas secas, pois a escola não tem refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos alfaces com couves
Curgete com batata
Favas com couves
Existem várias ervas aromáticas à volta da horta, como hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kg de favas
4 kg de couves
2 kg de alfaces
1kg de morangos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Depois de apanhado o legume, o consumo é realizado pelos alunos da sala especializada.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como estamos num local que chove pouco, a nossa horta nesta altura já não está muito verde. A gestão da rega é sustentável, sempre realizada pelas coordenadoras do programa eco-escolas. Pelas assistentes operacionais no período de agosto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que vamos à horta , semanalmente observam-se os legumes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta- realizaram-se pelo menos 3 vezes no ano letivo. Foram envolvidos os alunos de 3 turmas cerca de 75. A participação dos alunos foi ativa, desde a monda, a recolha de algum lixo que possa ter ido lá parar, rega, compostagem e claro o conhecimento sobre as plantas e alguns animais, como as formigas, aranhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A transformação dos tremoços que foram apanhados no ano letivo anterior e foram colocados em água e sal. Depois foram consumidos quer por professores , quer pelos alunos, no início deste ano letivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem uma grande árvore plátano, que além de dar sombra, protege a horta nos dias de maior calor. Os alunos têm uns bancos reaproveitamento de madeira cortada, para se sentarem e lancharem no espaço envolvente da horta. Fica muito perto dos blocos de aulas , pelo que é visível por toda a comunidade escolar, também temos uma rampa para ser acessível ao aluno de cadeira de rodas.
Também temos algumas suculentas.

15.1. Link para a página da horta: