Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

7

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

As seis disciplinas lecionadas pelos docentes da Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) - Portugues, Matemática, TIC, Meio Ambiente e Mundo Atual, Saúde para a Vida e Atelier das Artes.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais dos alunos que frequentam a UAE/CAA encontram-se envolvidos nas atividades relacionadas com a horta, através da entrega de excedentes para a compostagem ou borras de café.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um espaço colaborativo, onde os alunos com necessidades específicas podem desenvolver competências funcionais. Estes realizam algumas atividades previstas nos seus Planos Individuais de Transição (PIT) realizando tarefas que conduzem à manutenção deste espaço - desde a plantação à colheita. Gradualmente, fomentamos a autonomia e a responsabilidade, pelo que já temos alunos que conseguem realizar algumas tarefas apenas com supervisão do adulto.
Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são plantados pelos mesmos). A colheita dos morangos é muito apreciada, ocorrendo uma vez que podem degustar morangos biológicos plantados por si, de forma individual ou em grupo (em espetadas ou incluídos numa salada de frutas).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas e realizada de acordo com o horário dos alunos e dos docentes e/ou assistentes operacionais envolvidos. As tarefas são repartidas de forma aleatória, participam todos os alunos, no entanto, atribuem-se as tarefas de acordo com as preferências individuais e o perfil de funcionalidade de cada um.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita de acordo com as necessidades das culturas instaladas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Procedeu-se à compostagem com recurso à utilização de resíduos orgânicos tais como borras de café e cascas de ovos – quinzenal e/ou mensalmente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Canteiro 1 - Morangueiros, curgetes e alfaces.

Canteiro 2 - Alfazema, cebola, salsa e hortelã chocolate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Sem informação disponível – não pesamos os produtos cultivados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos pelos alunos que procedem à sua manutenção - alfaces em sandes saudáveis e morangos da forma já mencionada anteriormente.
Águas aromatizadas com hortelã chocolate.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita, sempre que possível, a recolha da água da chuva através da reutilização de garrafões de plástico, que foram cortados ao meio e estiveram distribuídos estrategicamente em alguns locais da escola. A recolha da águas das chuvas foi efetuada nos meses de novembro a janeiro, uma vez que neste momento não chove e os garrafões estavam constantemente tombados, devido à inexistência de chuva.
A rega é efetuada pelos alunos (com supervisão dos adultos).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido essa necessidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Português e Matemática na horta - três a quatro vezes por semana (quando as condições climatéricas o permitem).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de Saúde para a Vida e Meio Ambiente e Mundo Atual na horta - três a quatro vezes por semana (quando as condições climatéricas o permitem).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Desenvolvimento dos Planos Individuais de Transição (PIT) - manutenção da horta pedagógica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um espaço colaborativo que potencia o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

15.1. Link para a página da horta:

Blog de Educação Especial.