Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

9 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania, Geografia, Educação especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam pontualmente, colaborando com materiais ou outros elementos necessários para a manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta apresenta um impacto positivo, tanto na comunidade como nos alunos, pois é um local agradável e um pólo de interesse tendo em conta a sua exploração, manutenção e conservação.
Relativamente aos restantes membros da Comunidade Educativa, o impacto é também bastante positivo uma vez que se encontra bem patente na disponibilidade e prontidão com que respondem às nossas solicitações sobre algum tipo de ajuda ou apoio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada semanalmente, por alunos, e diariamente por funcionárias da escola.
Semanalmente a turma envolvida ou os alunos da Educação Especial vão até à horta para plantar, semear, regar, tirar ervas, colher produtos, etc...

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita com recuso a enxadas e ancinhos, a fertilização com o composto produzido nos compostores da escola. A limpeza é realizada quer por alunos quer por funcionárias.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais produzidos na cantina escolar e com a matéria orgânica recolhida da limpeza da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram: batata, alfaces, feijão verde, favas, feijão, cebolas, repolhos, pencas, tomates, pimentos, curgetes, pepino. Consociações instaladas: feijão e milho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nunca foi quantificado o peso, no entanto a estimativa rondará os 60 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são colocados à disposição de alunos, professores e funcionários que participam na manutenção da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Semanalmente a turma envolvida ou os alunos da Educação Especial vão até à horta regar, nos outros dias são os funcionários.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verifica-se se há ou não existência de pragas, analisando as folhas das plantas ou o estado das plantas sempre que os alunos vão à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: