Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Ruy Belo (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas específicas do Ensino Especial/ Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Respeito, responsabilidade,sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos do Ensino especial fazem a manutenção do espaço.
Existem canteiros entregues a turmas e a manutenção é dinamizada pela professora de Ciências Naturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza a cargo dos alunos e professores envolvidos.
Os alunos e professores têm no seu horário momentos para fazer a manutenção da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas que por vezes são comidas em parte pelos pássaros e/ou lagartas..
Com talos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa,bróculos,alho francês,coentros, salsa, cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Já foram plantados duzentos pés de couve galega, couve roxa, brócolos, couve flor, alho francês, curgete, salsa e coentros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda em feira biológica na escola.
Legumes oferecidos aos alunos da turma.
Almoço solidário com os meninos e professores do ensino especial.




































































































































































Legumes oferecidos aos alunos da turma envolvida.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita a rega com a água da rede e quando possível com água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Praga de lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira - uma a duas vezes por ano(envolvida toda a comunidade escolar).
Três almoços com os meninos e professores do ensino especial.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopa - uma média de 3 vezes por ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta no dia das aulas ao ar livre , assim como quando os professores acham relevante.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Alguns dos legumes produzidos na horta são vendidos a preço simbólico aos professores de modo a conseguir arranjar fundos de apoio para as visitas de estudo dos meninos necessitados e que não possuem escalão ASE.

15.1. Link para a página da horta: