Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 20 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

326 m2 em canteiros + 180 m2 de Pomar + espécies dispersas

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

224

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Durante o ano letivo diversas turmas participam em atividades na horta e sessões temáticas (tipos de solos, compostagem, agricultura biológica e sustentabilidade). Na comunidade escolar há impacto na Educação ambiental; mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental. Nos alunos, pretende-se com est e tipo de atividades incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental; descobrir biodiversidade vegetal existente na escola; oferecer outras atividades educacionais; aumentar de uma consciência ambiental sã e mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos dos cursos de jardinagem (10.º e 12º ano) participaram na construção da horta.
A manutenção e repartição de tarefas é efetuada por turmas do 2.º ciclo.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade. A mobilização é efetuada com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno. A fertilização realiza-se com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo. Não se utiliza fresa neste estabelecimento.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de comida crus, resíduos verdes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Estão a ser criadas 2 hortas e 1 jardim de aromática de apoio à cantina. Estes, foram criados através de materiais recicláveis e aproveitamento dos resíduos verdes como melhoramento do solo.
Já existem sebes de lavanda, alecrim, boldo, erva príncipe e ainda alguns arbustos. Foram também oferecidas 6 árvores, como o Medronheiro, pela Câmara municipal de Loulé, para plantar em fevereiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina escolar e alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega automática, sistema gota-a-gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O acompanhamento das pragas é feito semanalmente por observação das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se por baixo das folhas por posturas de ovos de lagartas, e posturas na parte superior das folhas de postura de Crisopa. Existem pragas de lagarta das couves (por sintomatologia observada) e caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.
As doenças poderão ser das lagarta das couves (por sintomatologia observada) e caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza dos espaços exteriores

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Práticas de compostagem

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de horta levantada e Jardim aromático

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esla.edu.pt/eco-escolas/eco-escolas