Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

260

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Hortofloricultura/Ciências Naturais 2º Ciclo e 3º Cilo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente na cedência de produtos para cultivo e os meninos que têm esta disciplina levam produtos para casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos de hortofloricultura são meninos do ensino especial e eles sentem-se integrados na comunidade escolar e "importantes". Para além, deste exemplo, todos os alunos através da Horta, são sensibilizados para as questões ambientais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Esta organização está a cargo da professora Susana Marques, professora de Hortofloricultura.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pela turma de hortofloricultura. A fertilização recorre-se ás borras do café que sobram na cantina/ buffet escolar

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com recurso ao compostor com os materiais resultantes da limpeza do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, feijoeiro, salsa e hortelã pimenta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pela comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As turmas passam uma aula a ajudar na Horta. Desta forma ficam sensibilizados para a temática do ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: