Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional Gustave Eiffel - Lumiar (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi implementada no ano letivo 2021/2022, sendo este o seu segundo ano. No presente ano letivo, o Projeto da Horta Pedagógica visa consciencializar os alunos para a importância do consumo de alimentos saudáveis de forma responsável. De destacar, de igual

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Língua Portuguesa, Apoio à Comunidade, Saúde, Nutrição e Confeção de Refeições, Educação Física, Cidadania e Mundo Atual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias tomam conhecimento das sementeiras e plantações da horta e, à medida que existem as colheitas, os alunos colhem os produtos, levam-nos para as suas casas e podem confeccioná-los com as suas famílias.
Nos momentos de colheita e a ao longo do ano letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto é positivo e pretende ser um apoio para os alunos da turma CEF
35176, melhorando os hábitos alimentares dos alunos e colmatando algumas
carências de nutrientes. Deste modo, o projeto proporciona o contacto com alimentos ricos em nutrientes e obtidos de forma biológica e permite também desenvolver nos alunos o espírito de entreajuda e a cooperação entre todos, promovendo assim o bem-estar e saúde. De salientar, ainda, o facto de que as atividades associadas ao desenvolvimento do projeto permitem aos alunos construir empatia pelo "outro“ no sentido de tomarem consciência das suas necessidades.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão divididos por grupos para desempenhar as tarefas e a organização e manutenção da horta é feita semanalmente e através de um cronograma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos estão divididos em grupos e desenvolvem tarefas distintas. Nesse sentido, existe a limpeza da área designada para a sementeira/plantação, com a retirada de ervas e, eventualmente, lixo. Depois, em cada área de sementeira/plantação faz-se a fertilização com o recurso às borras de café, que são retiradas das cápsulas dos cafés consumidos, dentro da comunidade escolar e que os alunos recolhem quinzenalmente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas; Alface frisada, alface bola de neve, alface roxa, ervilhas, couve lombarda, couve portuguesa, couve coração de boi, feijão manteiga, nabiça de grelo, favas, morangos, courgetes, cebola, cenouras, ervas aromáticas (salsa, coentros, hortelã, cebolinho).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 50 quilogramas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos colhem os produtos e levam-nos para as suas casas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos estão divididos em grupos e diariamente dirigem-se à horta pedagógica para fazer a manutenção da mesma, nomeadamente, efetuar o processo de rega, através de uma escala definida.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante o ano letivo, foram lecionadas aulas no espaço da horta pedagógica de forma a desenvolver nos alunos o espírito de cooperação e entreajuda, a responsabilização e fomentar a consciencialização para a necessidade de serem consumidos alimentos de origem biológica.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas da disciplina de Apoio à Comunidade, os alunos deram "asas" à sua imaginação e utilizando diversos materiais e técnicas de pintura, criaram a identificação das sementeiras e plantações.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No momento da colheita, os alunos procederam à apanha dos produtos e à respetiva distribuição pelas suas famílias e pelos docentes da comunidade escolar.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem, ainda, uma pequena estufa, onde se optou por fazer a sementeira de morangos, para proteção das oscilações climatéricas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EPGELUMIAR/posts/643619351110202