Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2022/23
Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- poda de árvores e roseiras feita pela Associação de Pais e Enc. de Educação (janeiro);
- transporte de resíduos para a compostagem ao longo do ano;
- construção de um pequeno lago para aumentar a biodiversidade animal e vegetal (abril)...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Os alunos do 5.º Ano, em aula de Português que durante a comemoração do dia da Poesia colocaram os seus poemas pendurados em cordas suspensas em diversos locais da horta;
- Construção do espaço metros quadrados de ciência, dedicados à disciplina de Matemática na horta;
- As turmas acompanhadas dos DT colaboraram em plantações e sementeiras nos canteiros da horta;
-
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- couve penca e/ou cebolo;
- favas e/ou alho francês;
- couve penca e/ou cebolo;
- ervilha de quebrar e/ou alface.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda na banca da Festa da Primavera (26 de abril), aquando do Dia do Agrupamento.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- rega gota-a-gota
- rega por aspersão.
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1metro cúbico armazenamento de águas das chuvas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: