Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano que foi reativada,após dez anos de interregno.

2. Área aproximada da horta (m²):

120 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Português, Ciências Naturais, Matemática, Clube de Ciência Viva E FEIRINHA DA PRIMAVERA

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- lavra do terreno feita por um Enc. de Educação (E.E.) em setembro e fevereiro;
- poda de árvores e roseiras feita pela Associação de Pais e Enc. de Educação (janeiro);
- transporte de resíduos para a compostagem ao longo do ano;
- construção de um pequeno lago para aumentar a biodiversidade animal e vegetal (abril)...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Presença de um grande número de turma de 2.º e 3.º Ciclos em aulas com atividades práticas de Ciências Naturais, bem como na comemoração do dia Mundial da Floresta na identificação do sobreiro e do carvalho alvarinho.
- Os alunos do 5.º Ano, em aula de Português que durante a comemoração do dia da Poesia colocaram os seus poemas pendurados em cordas suspensas em diversos locais da horta;
- Construção do espaço metros quadrados de ciência, dedicados à disciplina de Matemática na horta;
- As turmas acompanhadas dos DT colaboraram em plantações e sementeiras nos canteiros da horta;
-

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Os professores ai destacados, colaboravam, orientavam e supervisionavam as tarefas dos alunos da Brigada Eco-Escolas: limpeza dos canteiros; delimitação dos canteiros; abertura de regos; transporte de estrume biológico; plantação e hortícolas e sementeiras de cada época; rega e acompanhamento do crescimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º Lavra do terreno (setembro e fevereiro) realizada por um E.E. quando se pretende plantar, os professores e alunos da brigada ou alunos de algumas turmas, usando enxadas retiram a vegetação rasteira ( matéria orgânica que irá ser colocada no regos para cultivo). Posteriormente com as enxadas fazem-se os regos e a fertilização é feita utilizando o composto (Compostagem), os restos da vegetação rasteira retirada e/ou estrume de cavalo cedido pela Quinta Pedagógica de Braga.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita utilizando um compostor oferecido pela CMB , utilizando resíduos domésticos orgânicos, como cascas de batatas, restos de couves, fruta; podas, folha de árvores, relva cortada etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações são as seguintes:
- couve penca e/ou cebolo;
- favas e/ou alho francês;
- couve penca e/ou cebolo;
- ervilha de quebrar e/ou alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola a professores e funcionários.
Venda na banca da Festa da Primavera (26 de abril), aquando do Dia do Agrupamento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com programador de duas saídas:
- rega gota-a-gota
- rega por aspersão.
Vários depósitos espalhados pela horta, fornecidos pela AGERE (empresa de tratamento de resíduos e efluentes), para armazenamento de águas das chuvas.
Um depósito com 1metro cúbico armazenamento de águas das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Após ataques de caracóis, decidiu-se realizar sementeira de tomilho no canteiro destinado à plantação de courgettes.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: