Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo transato - 2021/2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Biologia; Educação Visual; Educação Tecnológica e Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não, mas, esperamos brevemente a colaboração das famílias no desenvolvimento da Hort`Alice. Sabemos que a participação das famílias é crucial para o sucesso da nossa horta. Estamos ansiosos por ver o impacto positivo que a colaboração das famílias pode ter nesse projeto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Aumento da conscientização ambiental: acreditando que cada aluno envolvido neste projeto será um veículo de divulgação de mudanças de comportamento na comunidade, enquanto agente de práticas agrícolas ecológicas, por exemplo, não usando pesticidas e fertilizantes químicos
- Educação: enquanto ferramenta educativa ensina os alunos diversas áreas curriculares.
- Desenvolvimento de aspetos relacionais: Os alunos responsáveis pela manutenção da horta são desafiados a trabalhar em equipa, planear e organizar. Sabemos que esses desafios são fulcrais para o sucesso futuro, tanto escolar como profissional.
- Sentido de comunidade: A nossa horta ajuda a criar um sentido de comunidade entre os participantes (alunos, professores e funcionários), já que todos trabalham juntos para cultivar e cuidar da horta.
- Para além dos benefícios já mencionados, a nossa horta também ajuda a desenvolver a responsabilidade e a autonomia dos alunos. Ao serem responsáveis pela manutenção da horta, estes aprendem a ser responsáveis pelo cuidado de seres vivos e pelo sucesso de um projeto. Também, ao trabalharem com a horta podem desenvolver habilidades como planeamento, organização e resolução de problemas, o que os ajuda a tornar-se mais independentes e autónomos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é geralmente organizada de forma a incluir a participação dos alunos e a repartição de tarefas, à sexta-feira à tarde, quando os alunos têm mais tempo disponível. As tarefas incluem: limpar a horta, remover ervas daninhas, analisar o desenvolvimento das sementeiras, entre outras.
Os alunos são responsáveis pela execução das tarefas, orientados pelo professor ou pela(o) responsável. Após prévia reunião são definidas as tarefas e responsabilizados os alunos pela sua execução. As tarefas são atribuídas de forma equitativa entre todos. A supervisão e o feedback garantem que as tarefas sejam realizadas corretamente e que os alunos estejam a aprender com a experiência.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo com um trator, realizada em junho, pela associação de pais da escola, foi a forma inicial de preparar o solo para o plantio, após uma breve limpeza de lixos dispersos, detritos e pedras.
A preparação da área do "Corredor de Abelhas" também foi realizada com a retirada de pedras e preparação da área, garantindo assim que as plantas tenham espaço suficiente para crescer e se desenvolver. A seleção de plantas aromáticas e autóctones, como lavanda, alecrim, hortelã, segurelha/tomilho, urze, medronho e camomila, é, pensamos nós, uma boa escolha para a horta, pois, para além de atrair as abelhas e outros polinizadores, essas plantas são resistentes e adaptadas às condições climáticas da região.
A fertilização é feita com adubos orgânicos, como esterco, chorume de minhoca e composto. Porém a dificuldade em trabalhar esta terra (por ainda possuir lixos da construção da escola) levou-nos a investir em informação das práticas da permacultura e agroflorestais que gostaríamos de explorar como forma de regenerar o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na compostagem utilizam-se os restos da confeção das refeições da cantina escolar (verdes) e as folhas das árvores (castanhos) que foram recolhidas, no recinto escolar, pelos alunos durante o outono.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Por enquanto, apenas semeamos favas, ervilhas (de grão) e alhos. No “Corredor de Abelhas” plantamos: urze (branca e rosa); tomilho; camomila; hortelã; lavanda e alecrim.
Ainda não nos preocupamos muito com as culturas e com as consociações. Esta altura do ano, na nossa zona, não é muito convidativa para sementeiras, mas, observando as já feitas no outono (de favas e de ervilhas) reparamos que poucas ervilhas germinaram. Ao pesquisar a consociação de plantas percebemos que rodeamos o canteiro das ervilhas com alhos e, segundo a informação recolhida, alhos e ervilhas são antagónicas (?). Temos já algumas estratégias para resolver o problema se a chuva nos der tréguas!

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não sabemos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A saborização de água com as aromáticas para consumo livre no bar dos alunos e a confeção pontual de refeições (sopas, saladas) com o técnico de restauração da Escola é o que neste momento nos ocorre, mas tudo depende do modo como a horta se irá desenvolver.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Ainda não, mas estamos a ponderar fazê-lo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Felizmente, ainda não foram observadas pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Vamos investir mais nas medidas preventivas incluindo o uso de plantas companheiras e a eliminação de plantas infestadas. Quando surgirem pragas, faremos um tratamento biológico, como o uso de insetos predadores e soluções caseiras como água com sabão ou infusões de ervas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza, mobilização, fertilização, manutenção e monitorização (semanalmente às sextas à tarde) – 12 pessoas (9 alunos + 3 professores)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Descrição:
Aula de Campo - Sessões de APE no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Experimentais – alunos de 6ºE e professor de CN – 2 vezes até ao momento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dia da Alimentação: envolvendo todos os alunos do 6º ano e os professores de Ciências Naturais; Educação Musical; Educação Visual e Educação Tecnológica. https://jornalaeof.applab.pt/noticia.php?applab=233

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Hort`Alice, a nossa horta Bio, é o pretexto para as atividades interdisciplinares e/ou DAC no 6º ano de escolaridade.
A Associação de Pais do AEOF apoiou-nos e apoia-nos de forma muito interessante.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/marzitamar/horta