Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta teve início este ano letivo com a limpeza do espaço destinado à mesma.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

44

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias têm colaborado desde o início a preparação do terreno e com doação de produtos para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta tem proporcionado aos alunos uma maior proximidade e respeito pela Natureza;
A consciencialização da importância de uma alimentação saudável, livre de pesticidas e fertilizantes químicos, levando-os a descobrir aplicações como “Too Good To Go” e cooperativa “Fruta Feia”.
A importância/possibilidade da transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes naturais, através da compostagem;
Trabalho cooperativo e colaborativo e a responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos professores com a colaboração de grupos de alunos das turmas envolvidas e de 2 funcionários. Há ainda alguns Encarregados de Educação disponíveis para ajudar na manutenção da horta e também por elementos da associação de pais da E.B da Areosa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tendo em conta que o terreno disponibilizado para a criação da horta se encontrava repleto de silvas e ervas daninhas, foi necessário numa primeira fase proceder ao corte das mesmas. Posteriormente o terreno foi revirado com uma moto enxada, para ser mais fácil a remoção das raízes das silvas e de outras ervas daninhas. Depois deste processo concluído iniciou-se o cultivo de alguns produtos. Relativamente à fertilização, usamos cinzas, borras de café e cascas de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não estamos a fazer compostagem pois aguardamos que a Lipor nos entregue um compostor e faça uma sessão de esclarecimento sobre o funciona do processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

A horta teve o seu início com o cultivo apenas de algumas ervas aromáticas; morangueiros e Alfaces. Neste momento temos mais : Pimentos; Tomates; Batas; Beringelas; Curgetes; Pepinos; Feijão; Cenouras, Pencas e Brócolos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como estamos numa fase inicial de construção da nossa horta não nos é possível referir aqui com exatidão a quantidade de produtos que já colhemos. Podemos apenas referir que os que têm à data produzido mais são as alfaces e as pencas. Alguns dos produtos referidos anteriormente ainda não estão prontos para colher.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos têm sido distribuídos por essencialmente por professores e funcionários.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente a rega era feita manualmente por diferentes grupos de alunos de uma das turmas envolvidas. Neste momento temos um sistema de regra por aspersão com temporizador fora da estufa, que abrange quase toda a horta e dentro da estufa temos o sistema gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não tivemos nenhum problema associado a pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Neste momento temos um casal de patos, um galo e duas galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alguns alunos da E.B. Areosa, da E.B. das Antas e amigos realizaram diversas atividades no período de pausa letiva da Páscoa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi também realizada na nossa horta uma atividade que visava recriar um dia no campo. Esta atividade contou com a colaboração de vários professores de diferentes escolas do agrupamento, ex-professores da E.B. da Areosa e elementos da Associação de Pais da E.B. da Areosa. As atividades realizadas prenderam-se com a limpeza do terreno, preparação do mesmo para cultivo e ainda com o plantio de canteiros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Alguns alunos do primeiro ciclo visitaram a nossa horta no dia do agrupamento. Para além de uma visita guiada, foi-lhes ainda dada a oportunidade de prepararem e darem a alimentação aos nossos animais e também de plantar uma flor num vaso para levarem como recordação para as suas escolas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Já foram realizadas várias visitas à horta pedagógica (alunos do primeiro ciclo; pais e Encarregados de Educação e grupos de alunos do Programa Erasmus Plus); Pintura de vasos e pneus para serem utilizados nas plantações; Atividades colaborativas de trabalho da terra para cultivo.
A horta surgiu no âmbito da disciplina de cidadania, tendo o projeto inicial sido pensado apenas para o cultivo de ervas aromáticas. Neste momento com a evolução do projeto e o envolvimento da comunidade educativa, temos não só uma horta, como um espaço para recrear as “merendas” que se realizavam/realizam após os trabalhos no campo e um recanto com animais domésticos, todos doados por terceiros. Foi inaugurado formalmente o espaço para toda a comunidade escolar e certas entidades (Câmara Municipal do Porto e Junta de Freguesia de Paranhos) no Dia Mundial da Criança, a 1 de junho e com posterior divulgação na página do Instagram do Eco-Escolas do Agrupamento e na Comemoração do Dia Eco-Escolas, a 5 de junho. No dia 30 de maio a diretora do centro de estudos "Rebelde Way" veio à escola para visitar a horta pedagógica. Este teve origem no seguimento do entusiasmo que os nossos alunos, que estão diretamente envolvidos no projeto, demonstraram ao falar do mesmo no centro de estudos. Durante a visita foi solicitada autorização para efetuar uma aula sobre alimentação saudável na nossa horta no "cantinho das merendas". Posteriormente surgiu também a possibilidade da realização de uma parceria com o referido centro de estudos para que os alunos que o frequentam possam cultivar também um pequeno canteiro.

15.1. Link para a página da horta:

A horta será divulgada na rede social do Eco-Escolas da escola: https://www.instagram.com/ecoescolas_aean/