Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Entre 350m2 a 450m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Componente Técnica da Área de formação profissional de restauração e mecatrônica ( no âmbito dos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Até ao momento famílias são envolvidas com a doação de espécies e sementes, apesar dos apelos à participação nos diferentes trabalhos que envolvem o projeto.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adquirem conhecimentos quanto à identificação, desenvolvimento e sazonalidade das diferentes espécies. Assim como, se aproveita este "palco" para a sensibilização da carga ambiental que a alimentação assume ao nível do planeta e da importância na mudança de hábitos alimentares, exigindo-se uma diminuição de carnes e peixes e aumento de hortícolas na alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com o apoio do funcionários afeto ao projeto, dada a dimensão da horta, os alunos acompanhados pelos professores procedem ao plantio e semeadura, sob observação de um grupo de alunos (Brigada) que identifica ocorrências, estado de desenvolvimento, doenças etc.
A colheita de ervas aromáticas e outros produtos existentes são colhidos quase diariamente integrando o plano de aulas na cozinha e restaurante de formação. Alguns produtos, são utilizados para aplicação e estudo de técnicas de conservação e armazenamento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano, o solo será preparado, após diagnostico PH solo com preparados naturais a utilizar como nutrientes e fertilizantes do solo, estando neste momento a serem preparadas farinhas de Cascas de Ovo e cinzas ( a serem reservadas das lareiras)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Fez-se durante dois anos , este ano pretende-se retomar a compostagem , feita com cascas de hortícolas e outros resíduos da cozinha de formação e refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Utilização de plantas aromáticas atraindo e afastando alguns insetos, Associação em linhas de hortícolas com mesmo ciclo de vida ( cenoura cebola), em linhas de diferentes espécies: ervas aromáticas e plantas( cenoura junto alecrim, tomateiros e Basílio , por exemplo)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Quilos de Couves ( Lombarda e Coração)
5 Quilos de Couve Brócolos
5 Quilos de Alface frisada

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Aulas de formação profissional de restauração e bar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A partir de depósitos onde se reserva a água da chuva a rega é feita com regador, e no caso desta ser totalmente consumida utilizar-se-á água do furo do Campus académico para encher os depósitos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

OS alunos da brigada(turmas responsáveis) irão realizar semanalmente.
Serão realizadas macerações de Urtigas e infusões. Serão aplicadas borras de café , resíduos do bar da escola.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas, por via da chuva, as semeaduras ocorreram muito mais tarde do que o previsto, inviabilizando algumas espécies e colheitas atempadamente para o cumprimentos de algumas ações, nomeadamente a feira de produtos biologicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os almoços pedagógicos decorrem quinzenalmente, a partir de março, no restaurante de formação com a confecção de pratos integralmente feita pelos aluno da área profissional de restauração / cozinha, sob ementa sazonal. O restaurante é aberto à comunidade da região sobre inscrição e um pagamento simbólico pela refeição servida neste restaurante. Esta é uma atividade que vem sendo reconhecida pela comunidade, de extrema importância para o treino profissional dos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns concursos de Cozinha, Interescolas e nacionais, como o Jovem Talento da Gastronomia. são utilizados para introduzir produtos da horta, valorizando os recursos utilizados quer para os treinos que os alunos fazem quer para o próprio concurso.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Mostras para a comunidade
Iniciativa dos diferentes parceiros que sob convite a escola participa com a apresentação de produtos hortícolas e frutícolas transformados , confeccionados dando a degustar a todos o visitantes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta iniciou ainda, um espaço de estufa , inicialmente proposto para aplicar técnicas de hidroponia, não estando concluído, prevê-se este ano aplicar a ideia de germinação de sementes , guardadas dos produtos utilizados na cozinha.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/gustaveeiffelentroncamento/