Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/JI de S. Pedro de Sintra (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

2. Área aproximada da horta (m²):

horta pequena

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania, estudo do meio, matemática, português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

98

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Duas a três vezes por ano, trazendo produtos para plantar

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm mais cuidado com os produtos que estão na horta e não brincam junto dos mesmos. Conseguem perceber que as plantas podem ser semeadas ou cultivadas e gostam de acompanhar o crescimento das mesmas Conseguem identificar as diversas plantas que há na horta e também colocaram as respetivas legendas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos regam a horta, sendo 2 de cada vez.
Cada uma das turmas é responsável por um quadrado da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda da União de Freguesias de Sintra que contribuiu com terra e produtos.
As crianças ajudaram a limpar os respetivos quadrados da horta
Gostaríamos de ter compostor, mas não foi possível receber um, da parte do SMAS

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomates, cenouras, couves, beterrabas, plantas aromáticas e girassóis

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não é possível dizer a quantidade em quilos , pois a horta é pequena .

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos comem ou são dados às famílias que querem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem havido pragas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças adoram observar o crescimento das plantas e ver a transformação das mesmas.
Nos intervalos com AO(assistente operacional), pintaram as grades para a separação das hortas , assim como gostam de decorar os vasos .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula- Cidadania - aprender a trabalhar em grupo, saber esperar pela sua vez

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

observação das fases de desenvolvimento do girassol

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: