Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

112

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Muitas vezes são as famílias que dão as sementes e as plantas para a horta. Os garrafões que utilizamos para armazenar a água da chuva são trazidos pelos alunos. O que colhemos da horta os alunos muitas vezes levam para casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos reconhecem que o que produzimos na horta é biológico e que isso benéfico para a nossa saúde. À semelhança do que fazemos na horta, também em casa começaram a guardar a água da chuva para regar, reconhecendo que assim não estão a gastar água e que este é um bem cada vez mais escasso. Houve pais que também colocaram depósitos e caleiras em casa para conseguirem aproveitar a água da chuva, depois de verem a quantidade de água que era armazenada no nosso depósito.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um plano semanal, no qual está definido os momentos/dias em que cada turma pode ir à horta, para que não se juntem muitos alunos nesse espaço. Em cada turma existem tarefas semanais, sendo uma delas a horta, os dois alunos responsáveis pela horta nessa semana têm um papel mais ativo, definindo quais as tarefas a fazer nesse espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cada turma começou por limpar a sua horta, retirando as ervas e cavando o terreno. Os alunos decidiram o que queriam semear/plantar e muitos deles trouxeram de casa as sementes e as plantas. Além disso fomos as compras buscar o que faltava e assim aproveitámos para trabalhar conteúdos matemáticos. Fertilizámos a horta com a compostagem que foi sendo feita desde o ano passado.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cada sala de aula tem um balde para a compostagem, no qual os alunos deitam os restos de fruta. Alem disso o refeitório também tem um balde onde são colocados todos os restos de frutas e legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na Horta da E.B.1 de Ferrel semeámos/plantámos alfaces, couves, salsa, coentros, morangueiros, feijoeiros, brócolos, espinafres courgetes, cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No total colhemos aproximadamente 8,5kg de produtos produzidos na horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns consumimos no refeitório da escola, como as alfaces. Outros os alunos quiseram levar para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A Junta de Freguesia de Ferrel colocou um depósito de 1000l e uma caleira no edifício escolar junto á horta. Sempre que o depósito encheu armazenámos a água em garrafões trazidos pelos alunos. Enquanto houve água no depósito foi com essa água que regámos as hortas duas vezes por semana, ou no início da manhã ou mais ao fim do dia. Quando se esgotou a água do depósito começámos a utilizar a água que armazenámos nos garrafões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi efetuada monitorização a pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esteve na nossa escola um grupo de professores da Eslovénia, em Erasmus, com foco na temática da inclusão. Visitaram a escola, assistiram às aulas e participaram nas diversas dinâmicas em que os alunos estão inseridos. A visita à horta e assistir à autonomia e dinamismo que os alunos têm na realização de todas as tarefas inerentes a este espaço, foi imprescindível! Este grupo de professores ficou bastante satisfeito ao ver como os alunos com NEE estão integrados na turma e puderam ver como espaços e dinâmicas como as de uma horta fomentam a inclusão destes alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: