Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

32

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 diretos, com horas atribuídas, e 2 voluntários.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica, e Educação para a Cidadania e Oficina de Projeto.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos, junto com as famílias, oferecem sementes e outros materiais necessários para a Horta. Durante a realização da Brigada, são analisadas questões e problemas na horta que os alunos posteriormente debatem com as famílias e na semana seguinte partilham com as professoras responsáveis as ideias e sugestões. Os alunos também compram produtos da horta, por indicação dos pais, no “Mercadinho da Horta”.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, professores e assistentes operacionais mostram interesse e curiosidade em conhecer e visitar a horta e em provar e comprar os seus produtos. De destacar o número significativo de alunos que nos seus intervalos vão ver a horta e posteriormente comentam com professores e colegas o que viram. Também vários membros da comunidade educativa (crianças e adultos) contribuem com recursos em falta e fazem doações, como cinza, sementes e plantas prontas a plantar.
Regularmente são realizados “Mercadinhos” com produtos da horta e que têm grande adesão por parte da comunidade educativa com venda imediata de praticamente todos os produtos hortícolas disponíveis. Os alunos responsáveis pela sua dinamização estiveram também muito empenhados, tirando do seu tempo sem aulas para estar presentes e ajudar. O “Mercadinho da Horta” tem uma estrutura em madeira de apoio à mostra de produtos, construída pela Brigada das Artes Plásticas do Eco Escolas. Há ainda uma folha de registos, onde os alunos fazem um inventário dos produtos existentes.
Para além do “Mercadinho da Horta” são por vezes feitas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, como por exemplo, legumes, aromáticas, plantas para chá e fruta das árvores do pomar.
Desde o seu início os alunos respeitam o espaço da horta, não danificando nem roubando produtos hortícolas. É de destacar o interesse crescente pelo contacto com a Natureza e o prazer na recolha dos produtos produzidos assim como o entusiasmo na observação semanal do crescimento das plantações e nas descobertas de biodiversidade quando estão a tratar da horta. Também o conhecimento do ciclo de vida de cada uma das espécies vegetais e os cuidados a ter para o seu desenvolvimento e a sensibilização para a implementação de técnicas biológicas, comprovando-se o sucesso das mesmas, e a surpresa de quem prova os alimentos, pelo seu sabor e textura, sem adição de químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Brigada da Horta funciona em horário fixo, uma vez por semana, durante 45 minutos, na qual se inscreveram alunos de uma turma de 6.º ano, tendo sido voluntária a sua inscrição. Esta brigada é responsável pelo apoio aos talhões, pelas aromáticas e pela rega da horta.
Este ano existem duas Brigadas de apoio, as quais funcionaram em regime curricular. Assim, existe uma turma de 5.º ano que apoia trimestralmente na manutenção dos loureiros, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (no âmbito dos DAC´s), e uma turma de 7.º ano que regularmente apoia a horta com alunos da sua turma, sobretudo a nível dos talhões, através da disciplina de Oficina de Projeto (no âmbito dos DAC´s).

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, o solo é limpo de ervas espontâneas (e que são colocadas no compostor) e, em seguida, é cavado e misturada a terra dos três talhões com o composto, produzido no compostor junto à horta. Este composto é ainda adicionado regularmente ao canteiro das ervas aromáticas e ao pomar. No início do ano letivo foi ainda feito um reforço com fertilizante natural de galináceos nos três talhões.
Nas diversas plantações dos talhões e canteiro das aromáticas, é colocada uma camada de caruma proveniente das casuarinas da escola, para manter a humidade da terra. Pontualmente, em algumas plantações, é utilizada cinza trazida por vários elementos da comunidade educativa, a fim de fertilizar o solo.
Nas aromáticas e árvores do pomar foi ainda adicionada, sobre o solo, casca de pinheiro, anteriormente disponibilizada pela Câmara Municipal de Sintra, contribuindo assim para uma melhoria na sua manutenção.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor são colocadas as “ervas daninhas” e outras plantas resultantes da manutenção dos talhões e espaços verdes da escola.
Esporadicamente, recolhem-se restos de vegetais do bar dos professores e refeitório dos alunos, para serem colocados também no compostor.
Alguns membros da comunidade educativa trazem cinza para colocar nas plantações.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas para atrair insetos e afastar pragas: erva-príncipe; erva-cidreira; sálvia; boldo; alecrim; alfazema; salsa; hortelã; hortelã-pimenta; hortelã-menta; manjericão; funcho; loureiro; tomilho; orégão; lúcia-lima; manjericão roxo; stevia; sorrel-dos-bosques; erva azeda; poejo; cardo e aloé-vera.
Culturas: alface; morangueiro; tomate cherry; batata; feijão; ervilhas; favas; alhos e beringela.
Aromáticas no talhão inferior: cebolinho.
Pomar: laranjeira, pereira, romãzeira, limoeiro, figueira, pessegueiro e ameixoeiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uma parte é vendida através dos Mercadinhos, pelos alunos; outra parte é oferecida aos alunos que participam nas atividades ou doada para a confeção de refeições na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Apenas é feita a rega quando o tempo fica mais seco e as temperaturas estão mais altas. Nesses dias, a rega é realizada pelas professoras responsáveis e pelos alunos que frequentam a Brigada da Horta. Quando necessário, é realizada pelos assistentes operacionais. Os talhões e o canteiro das aromáticas são regados com mangueira e o pomar com baldes.
Está ainda em curso a implementação de um sistema de recolha da água das chuvas. O reservatório já foi atribuído à escola por uma empresa, através do representante dos encarregados de educação. Está a faltar a construção de um sistema de recolha da água das caleiras diretamente para o reservatório, que depende de autorização e implementação por parte do Município

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente quando se rega, verifica-se o estado das plantas e atua-se de imediato com soluções naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizados vários “Mercadinhos da Horta” no átrio da escola, de forma a terem acesso diferentes membros da comunidade educativa, havendo uma banca de apoio em madeira construída pelos alunos da Brigada das Artes Plásticas, do Eco-Escolas.
Os “Mercadinhos da Horta” foram dinamizados por alunos da Brigada, responsáveis por anunciar e vender os produtos hortícolas recolhidos na horta e ainda pela recolha e contabilização do dinheiro, em folhas de registo criadas para o efeito. A adesão por parte da comunidade educativa foi muito grande, tendo sido vendidos quase todos os produtos de imediato, alguns até já estavam reservados antes de a venda começar. O dinheiro recolhido reverteu para aquisição de recursos para a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns dos alimentos recolhidos na horta foram oferecidos para a confeção de sopas e saladas para os professores, tendo sido muito apreciadas por estes. A destacar a couve-galega e a alface. Não se pode ofertar para o refeitório dos alunos por este ser gerido por uma empresa privada.
Alguns dos alimentos são também oferecidos aos alunos que ajudam na horta, como é o caso dos morangos, alfaces, favas e algumas aromáticas, como a hortelã e erva-cidreira muito apreciada por eles.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Estava planeada a realização da semana de Aulas ao Ar Livre onde este seria um dos espaços a explorar e dinamizar no âmbito das várias disciplinas, mas devido a imprevistos não se concretizou.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O contacto com a natureza e o desenvolvimento de autonomia por parte dos alunos no cuidado e proteção da horta.
A satisfação de muitos alunos em realizar atividades que no passado, ou ainda no presente, realizavam com os avós reavivando assim memórias e o prazer em trabalhar a terra. Este entusiasmo é sentido também nas conversas com diversos adultos da comunidade educativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoEscolaEscultorFranciscoDosSantos