Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Educação Ambiental (Educação Especial); Ciências Naturais; ERMC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Consideramos que a horta escolar é uma ótima maneira de envolver as famílias no ambiente escolar e promover uma relação mais profunda entre a escola e a comunidade. Temos algumas atividades em mente a desenvolver, mas que dado o ambiente de instabilidade profissional vivido este ano ainda não foi possível levar a cabo. Estamos a falar de voluntariado por parte dos pais para participarem na manutenção da horta, workshops, partilha de tradições… Estas atividades serão reavaliadas para o próximo ano letivo.
Este ano cada família pode contribuir para o enriquecimento da horta, enviando sementes e plantas para que pudéssemos levar a cabo as nossas iniciativas na horta. Os alunos levaram para casa as colheitas que iam fazendo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Durante este ano letivo demos continuidade aos trabalhos elaborados no ano passado. Regeneramos os talhões/canteiros de cultivo, com a atribuição das culturas a novos alunos, e construímos novos canteiros, para criar um espaço com aromáticas. Os alunos também tiveram de participar na manutenção da horta (espaço envolvente aos canteiros, que careciam de manutenção das ervas daninhas, e culturas dentro da estufa). O espaço selecionado para os alunos do Ensino especial foi adaptado para atividades na horta de acordo com as suas necessidades; Foram feitas visitas pré-programadas com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com atividades desenhadas para determinados alunos, adequado aos projetos que estavam a desenvolver na respetiva disciplina, como por exemplo a dinamização do Dia da Floresta autóctone, em que os alunos semearam, na horta, diferentes espécies de plantas: carvalhos, castanheiros, medronheiros.
Desta forma a horta tem tido um papel muito importante na educação ambiental e na formação de cidadãos mais responsáveis pela preservação da natureza, oferecendo uma oportunidade valiosa para ensinar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da prática de agricultura sustentável. Os alunos aprendem sobre a importância da conservação da água, do solo saudável, do uso responsável dos recursos naturais e da redução do desperdício. Essas lições ambientais podem se estender para além da horta, influenciando as atitudes e comportamentos dos alunos em relação ao meio ambiente.
A horta escolar proporciona um ambiente de aprendizagem prática e interdisciplinar, onde os alunos podem aplicar conceitos aprendidos em sala de aula em um contexto real. Eles têm a oportunidade de observar e investigar os processos de crescimento das plantas.
Através do cultivo de vários alimentos na horta, pudemos contribuir para a consciencialização sobre alimentação saudável, promovendo uma alimentação saudável entre os alunos e suas famílias. Ao cultivar e colher seus próprios alimentos, os alunos aprendem sobre a importância de uma dieta equilibrada, o valor dos alimentos frescos e a relação entre a produção de alimentos e a saúde. Isto pode levar a escolhas mais saudáveis de alimentos em casa e na comunidade.
Desta forma, os alunos participam na limpeza da horta, preparam o solo, fazem o plantio, a sementeira e a rega do solo sob a orientação dos professores. Podem também observar o crescimento das plantas, as mudanças ocorridas naquele ambiente, ficam a conhecer técnicas de agricultura biológica e como se realiza compostagem. Assim, os alunos participam intensamente do processo de cuidar da horta, trabalhando com entusiasmo e alegria. Estes momentos representam formas de brincar e de aprender a cuidar da natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Clube Eco-escolas e a distribuição de tarefas é feita semanalmente, preferencialmente nas aulas de Cidadania e Educação Ambiental. As tarefas, sementeira, manutenção, retirar ervas daninhas, combate de pragas, compostagem… são coordenadas pelos docentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, iniciamos a mobilização do solo nos canteiros existentes e dentro da estufa. Começou-se por remover qualquer vegetação indesejada, como ervas daninhas, grama ou restos de plantas antigas. Tentaram-se eliminar as raízes das plantas invasoras para evitar que elas crescessem novamente. No entanto, o tempo chuvoso a partir de novembro obrigou-nos a parar os trabalhos da horta que só foram retomados no final de janeiro, início de fevereiro. Nesta altura, alunos da Escola Secundária juntaram-se a nós e forneceram uma ajuda preciosa, orientando os mais jovens. O solo foi revolvido e arejado, removidas pedras, galhos e outros detritos que pudessem prejudicar o crescimento das plantas. Foi feita a fertilização com o uso do composto produzido na horta, folhas secas, cascas de ovos (para compensar em cálcio e repelir alguns rastejantes) e cinzas. Utilizou-se, ainda, água obtida através de infusões de cascas de banana e usadas borras de café do bar da escola e do esvaziamento de cápsulas de café que a comunidade escolar trouxe para a escola. Através destas ações pretendeu-se ajudar a reter a humidade do solo, melhorar a capacidade de drenagem e fornecer nutrientes às plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as semanas foram recolhidos, na cantina da escola, lixo orgânico produzido durante a preparação dos almoços e guardados nos compostores. A estes restos adicionava-se palha, folhas das árvores da nossa escola recolhidas pelas assistentes operacionais, alguma terra e deixamos repousar, assim como muitas turmas do 5º ano, durante as aulas de Cidadania trouxeram flores, cascas de ovos, cascas de banana e borra de café. Nos últimos meses, também, temos recolhido as cápsulas do café do bar da nossa escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Existem várias combinações de plantas que se beneficiam mutuamente quando cultivadas juntas. Essas consociações podem promover o crescimento saudável, controlar pragas e doenças, melhorar a polinização e otimizar o uso do espaço na horta. Este ano tivemos as seguintes culturas: alfaces, pimentos, cebola, alho-francês, espargos, couve-brócolos, couve flor, couve coração, tomateiros, rúcula, cravos-túnicos, calêndulas, salsa, coentros, salva, aloé vera, morangos, ervilhas de quebrar, couve galega, couve tronchuda, acelgas, feijão verde redondo, cenoura, aipo.
Tendo em conta este pressuposto, utilizamos algumas consociações entre plantas, nomeadamente: tomate e manjericão(o manjericão repele pragas que afetam o tomateiro, além de melhorar o sabor das frutas do tomate); cenoura e cebola (a cebola afasta insetos que podem prejudicar as cenouras, enquanto as cenouras liberam substâncias que ajudam a repelir a mosca da cebola); alface - aipo - cenoura; tomate - cravo-túnico; alface-morangueiro - tomilho; rúcula-alface; acelga – alface… Houve sempre uma preocupação em cultivar plantas que atraem polinizadores benéficos, como abelhas e borboletas, que ajudam na polinização de outras plantas na horta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram produzidos aproximadamente 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos, professores e funcionários puderam levar para casa os produtos que foram produzidos na horta. Algumas plantas aromáticas, medicinais ou ornamentais foram utilizadas para projetos, workshops e colocar noutros espaços da escola, embelezando os espaços exteriores e recreios. Fizeram-se, ainda, pequenas feirinhas, onde os produtos foram vendidos ao preço justo (valor que os docentes quisessem deixar) para ajudar a adquirir outros produtos necessários. Foram doadas várias plantas à comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os meses chuvosos, permitiu encher duas vezes o depósito de 1000l que existe na horta para o aproveitamento da água das chuvas. Durante todo o ano, esta água foi aproveitada para regarmos sempre que foi necessário. Durante as aulas de cidadania/Educação ambiental é feita a rega das plantas e nos dias de mais calor foi solicitado o reforço pelos funcionários. Temos instalado um sistema programável de rega gota-a-gota para funcionar de forma autónoma e também em épocas de pausa letiva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita a ronda, nos talhões, pelos alunos e é averiguado se existe alguma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O Berçário Júlio é um berçário de árvores autóctones. Os alunos aprenderam várias características das sementes, trazidas pelos alunos ou fornecidas pelo Departamento ambiental da Câmara. Aprenderam sobre as características e importância das árvores autóctones. A manutenção do berçário foi realizada pelos alunos e professores do Clube Eco-escolas, ou dos alunos que quiseram dar continuidade a esta atividade ao longo do ano, fazendo a monitorização das plantas.
Esta atividade foi feita ao longo do ano, de forma mais significativa, uma vez por período. Envolveu cerca de 100 alunos.
Esta atividade, já desenvolvida há vários anos, permitiu contribuir para a conservação da biodiversidade, especialmente porque se trata da propagação de espécies de plantas endémicas e com grande valor para os serviços dos ecossistemas. Ao preservar e aumentar a diversidade de plantas, o berçário contribui para a proteção do ecossistema e a manutenção da saúde ambiental. Contribui, também, para a restauração de habitats. Foram cultivadas várias plantas que serão usadas para repovoar a área envolvente e degradada do charco da Escola Secundária, que carece de intervenção urgente de modo a recuperarmos este ecossistema.

O berçário tem oferecido uma excelente oportunidade para a educação ambiental. Ao realizar os workshops, tem-se promovido a aprendizagem sobre a importância das plantas, as práticas de cultivo, a conservação da biodiversidade e a restauração de habitats, promovendo a conscientização ambiental e incentivando a participação ativa na preservação da natureza.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem
De modo a reduzirmos o desperdício de alimentos foi feita a compostagem dos resíduos orgânicos, provenientes da cantina e do bar. Ao fazer a compostagem destes resíduos, eles são desviados dos aterros sanitários, onde produziriam metano, um potente gás de efeito estufa. Ao reduzir o desperdício de alimentos por meio da compostagem, também reduzimos a pressão sobre os recursos naturais necessários para produzir esses alimentos. Acima de tudo, reduzimos o uso de fertilizantes químicos e pesticidas, uma vez que o composto produzido na compostagem fornece nutrientes essenciais às plantas de forma lenta e gradual, ajudando a nutri-las de maneira equilibrada. Isso reduz a dependência de fertilizantes químicos, que podem causar problemas ambientais quando aplicados em excesso.
Esta atividade envolveu cerca de 30 alunos e foi realizada com uma periodicidade semanal. O composto produzido foi usado para os vasos que foram colocados nos espaços exteriores da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Manutenção dos jardins da escola
Este ano letivo levou-se a cabo a regeneração de alguns espaços ajardinados da nossa escola, de modo a embelezá-la e também aumentar a biodiversidade. Foi na horta que fizemos todas as culturas necessárias a enriquecer os vasos da escola. Envolveram-se ativamente na atividade cerca de 50 alunos, que semanalmente faziam a manutenção destes vasos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Durante este ano letivo, a horta continua a ser partilhada com a professora Ana Mendes de EMRC, Cidadania e Desenvolvimento e na área transversal de Educação Ambiental com os alunos de necessidades especiais. Partilhamos com eles conhecimentos e experiências e fazemos troca de sementes biológicas. Salientamos ainda que algumas disciplinas como português, EV e ET proporcionaram aos alunos o Outdoor Education. A variedade de plantas na horta tem atraído aves, insetos polinizadores, contribuindo desta forma para o enriquecimento e preservação da biodiversidade.
Procedeu-se ainda à construção de uma rampa de acesso para alunos com mobilidade reduzida, de modo a que pudessem usufruir da horta e desenvolver atividades.

15.1. Link para a página da horta:

Facebook do agrupamento - https://www.facebook.com/camilo.castelobranco; Blog do Eco-escolas:https://ecoescolasjuliobrandao