Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Têm aproximadamente 20 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação visual, educação tecnológica, matemática e ciências naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente foram cedidas algumas sementes e mudas de plantas (alfaces) com para semear/plantar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta causa, a cada ano que passa, mais interesse e curiosidade tanto por parte dos alunos como dos professores.
Este ano, o grupo responsável pelos trabalhos da horta continuou a ser constituído por alunos com algum défice cognitivo, mas que evidenciaram uma grande motivação e disponibilidade na realização de todos os trabalhos práticos associados ao cultivo e manutenção do espaço e promoveu as suas autonomias e autoconfiança, para além dos conhecimentos práticos aprendidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho de preparação da terra, sementeira e plantio foi realizada pelos alunos que frequentaram um clube criado para o efeito, sob a orientação dos professores responsáveis. Para as atividades de manutenção, tais como: limpeza do espaço, recolha das ervas daninhas e, principalmente a rega; foi elaborada uma escala de serviço semanal, onde os alunos do clube foram responsáveis por essas atividades, mas sempre com orientação de um adulto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra é executada com a retirada de todas as ervas daninhas e de algumas pedras de maior porte.. O terreno é cavado pelos alunos e deixaram a "arejar" durante, pelo menos, uma semana. Posteriormente divide-se o espaço em partes (canteiros), de acordo com as espécies que pretendiam semear/plantar.
Na fertilização foi utilizado composto retirado dos nossos compostores e adubo biológico cedido por um familiar de um aluno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais utilizados para realizar a compostagem são provenientes da limpeza dos espaços verdes da nossa escola (ex: corte de relva, folhas das árvores, ervas daninhas dos canteiros, etc) e da cantina da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano realizamos as seguintes culturas:
Nabiças, salsa, espinafres, feijão, alface, rabanetes, ervilhas, curgetes, cenouras, tomateiros
Foram realizadas várias sementeiras/plantações ao longo do ano letivo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento já recolhemos:
3 kg de espinafres;
3 molhos de nabiças;
10 ramos de salsa;
0,5 kg de rabanetes.
1 kg de alfaces.
1,2 kg de ervilhas
Esperamos, ainda este ano letivo colher curgetes, cenouras, tomates e mais alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O bar e a cantina da nossa escola.
Mas os primeiros a experimentar os produtos são os aluno que fazem parte do Clube da Horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada quando necessário. Essa tarefa é da responsabilidade dos alunos do clube e supervisionada por um adulto (professor ou funcionário). É geralmente feita no princípio ou final do dia. No decorrer do 3.º período foi instalado um depósito com capacidade de 1000 l, próximo da horta, que será ligado aos coletores das águas pluviais do edifício mais próximo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente com a verificação dos produtos hortícolas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos algumas plantas afetadas por afídeos. Combatemos com um chorume feito com urtigas colhidas nas imediações da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: