Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Colégio Luso Internacional do Porto - CLIP (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

14

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Artes,

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de plântulas
Aquisição de material de apoio
Colheita final dos produtos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior consumo de hortícolas pelos alunos envolvidos
Melhor entendimento de ciclos de desenvolvimento e polinização
Aceitação de consumo directo de produtos produzidos na horta sem recurso a produtos químicos
Crescimento do número de alunos voluntariamente participantes na manutenção da horta
Compreensão da importância de protecção do solo como elemento promotor de fertilidade

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, as hortas são visitadas e mantidas pelos docentes coordenadores e pelos alunos voluntariamente envolvidos, sendo feita a monda, rega e colheita de produtos hortícolas

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza com recolha de qualquer resíduo trazido pelo vento ou lá colocado erroneamente por alunos
Mobilização não é opção para permitir a estabilização dos elementos vivos do solo (decompositores, fungos, ...)
A fertilização é realizada por compostagem 'in loco' e por adição de material orgânico provindo das mesmas hortas ou da floresta adjacente

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usando os materiais rejeitados na horta, assim como outros materiais vegetais provenientes da floresta autóctone adjacente
O processo de compostagem é ainda promovido pelo recurso a vermicompostagem, em vermicompostores instalados nos canteiros / hortas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves / Beterraba / Alecrim
Tomates / Cebolas / Borragem
Alfaces / Rabanetes / Feijões
Pimentos / Acelga / Couve-flor
Várias plantas aromáticas para promover polinização (orégãos, salva, alecrim, limonete, rosmaninho, ...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 alfaces por mês
5 couves por mês
30 beterrabas por época
Restantes culturas aguardam ainda desenvolvimento

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alunos e Comunidade docente e não-docente da Escola
Potencial acordo com Bar da Escola para providenciar produtos incluindo estas produções hortícolas da horta da Escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da água é feita com os reservatórios existentes no fundo de cada horta, sendo necessário apenas manter estes com água nos intervalos entre regas
Para promover maior saúde e menos stress hídrico nas plantas, é ainda realizada rega regular a cada 3 dias, no máximo, mesmo após a plantação

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas é feita de forma plenamente natural, recorrendo a controlo populacional realizado por predadores naturais dos insectos parasitas (joaninhas que surgiram espontaneamente no local)
Recorremos também por vezes à aspersão das plantas com insecticida natural, produzido à base de infusões

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.clip.pt/pt/noticias/real-food-garden-eco-committee