Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2022/23

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

110m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Projeto Ser Mindfulness, 3º e 1º anos -curricular e Clubes

3.3. N.º de alunos envolvidos:

82

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que se considere pertinente, quer através da colaboração com sementes, plantas para a horta, no escoamento dos produtos ou nos projetos em torno da horta e do projetos Eco- Escolas (confecção de alimentos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta continua a ser na nossa escolas um local de interesse dos alunos, que gostam de explorar o espaço, mexer na terra, de ver a evolução das culturas ao longo do tempo, de semear/plantar e cuidar (regar, tirar ervas, fertilizar) e ver o crescimento das plantas, cultivá-las e colher os frutos do seu trabalho, levando o feedback do seu trabalho para as famílias e comunidade bem como e alguns dos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos de cada turma vão à horta, e são responsáveis pelo seu espaço, a sua manutenção, rega e as culturas que semeiam/plantam.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos alunos de cada turma responsáveis por um dos espaço, onde cada decidem o que plantar/ semear e do qual são responsáveis. Os docentes e o jardineiro da escola por vezes dão alguma ajuda.
A fertilização é feita com o composto e cinzas de materiais da carpintaria queimados, bem como fertilizantes naturais provenientes da limpeza dos habitáculos dos animais da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A Compostagem é feita com restos de legumes e vegetais da cozinha, que os alunos da Brigada da Compostagem colocam diária ou semanalmente, com as folhas do jardim , aparas de lápis e aparas
de madeiras da carpintaria.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, árvores de fruto (bananeiras, papaieira, tangerineira, maracujaleiro...), legumes variados, cebolas, batata doce, vários tipos de alfaces e couves, tomates, abobreiras, milho, pimentões, pinpeneleira, favas, courguetes...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 a 4 kg por cultura de legumes (ex: couves) por altura das colheitas)
10 a 15 kg por cacho de banana
vários kgs de papaia /tangerina (na época)
Várias abóboras médias
15 ovos +_ por semana

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Mercadinho Escolar (online), onde são colocados os legumes/frutos colhidos e os docentes/alunos/pais reservam
- Alimentação escolar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- Através da água da chuva recolhida num Bidon, em conjunto com água da companhia normalmente de manhã cedo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Mensalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos; galináceos e outros como (perdizes, rolas, periquitos, hamster, porquinhos da índia, peixes, e tartarugas)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Nos dias assinalados do Plano Anual de Atividades realizamos algumas receitas com produtos da horta. Exemplos; Batido de banana; Bolo com beterraba para o Hastear da Bandeira Verde; sopas e saladas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Clube do Ambiente/ Eco-Escolas; Exploração, criação e cuidado de espaços com vários tipos de plantações; Cuidado dos habitáculos dos animais; Brincadeiras livres no espaço...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas ao ar livre

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Recreios realizados no jardim/ horta nos quais as crianças podem explorar as ervas aromáticas, trepar as árvores e mexer estar em contacto com os animais...

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoeb1pontadosol/